Diário do desfralde do Adam / Parte I

Vocês já leram a história da Camila e o desfralde light da Vicky? Aqui em casa foi diferente. Por sugestão da escola, resolvemos fazer o desfralde tradicional: uma vez sem fraldas, sem fraldas ficará. O uso da fralda só é permitido na hora de dormir.

Os desafios em desfraldar um menino passam pela ansiedade e pela pressa. Meninos não querem parar a atividade que estão fazendo para ir ao banheiro. E depois de conseguirem chegar ao banheiro, existe mais um desafio: acertar o alvo (uma tarefa que exige prática).

O preparo

Meu filho completou 2 anos de idade em novembro passado. E como já falamos aqui, essa é a idade que podemos considerar como ponto de partida para o desfralde. Há algum tempo já tinha um penico no meio do caminho (risos) e  perguntas do tipo: “quer fazer xixi?”,  se tornaram mais frequentes.

Algumas crianças começam mais tarde e eu sinceramente achava que o Adam seria uma dessas crianças. Seu interesse em retirar a fralda era inexistente e eu adiei a conversa com a escola para o mês seguinte. Confesso ter ficado surpresa ao receber a afirmativa de que o pequeno estaria apto a largar as fraldas naquele momento, mas como estávamos com viagem marcada para dali a 2 semanas para local frio, fui aconselhada a iniciar o desfralde quando voltássemos à rotina.

Começamos o desfralde do Adam há um mês.

 

Dia 1

Adam acordou, foi levado ao vaso sanitário, com redutor de assento e apoio para os pés, e foi incentivado a fazer xixi. Explicamos que ele já era um rapaz e avisamos que daquele dia em diante ele só usaria fralda na hora de dormir. Ele já sabia como agir.

Na mochila da escola mandei 10 cuecas e shorts.

O processo era simples: a cada 20 minutos ele era levado ao banheiro e incentivado a fazer xixi.

Saldo do dia = xixi no vaso 0 X 10 xixi no chão

 

Dia 2 

Fizemos o mesmo processo do dia anterior. Perguntava com frequência se ele queria fazer xixi e a resposta era sempre negativa.

O que vi de diferente é que ele já percebeu que fez xixi e se molhou. Tentou “parar” o xixi fechando as perninhas, sem sucesso, segurou nas joias da família e deu o alarme já tarde demais.

Saldo do dia = xixi no vaso 0 X 10 xixi no chão

 

Semana 1

Ao final da primeira semana, percebi que o pequeno não estava nem aí para o penico. Que a ida ao banheiro significava parar de fazer o que está fazendo, e isso ele não quer. Fé que a segunda semana será melhor.

 

Semana 2

O Menino e o vaso sanitário parecem ter se entendido um pouco melhor na escola. A relação parecia promissora até que no meio da semana, uma virose quebrou o ciclo e a fralda voltou a reinar aqui em casa. Melhor não entrar em detalhes.

Semana 4

Depois de mais um tanto de falta de sincronia entre o menino e o vaso sanitário, decidi tomar uma medida pouco ortodoxa, oferecendo incentivo material como suborno. Percebemos que ele tem na fralda a segurança de não precisar parar de brincar, ver TV ou qualquer outra atividade que ele esteja fazendo.

A cada dia que ele pede para usar o penico ou o vaso, ele ganha um prêmio por estar se comportando como um rapaz. Certo ou errado foi o que decidi fazer para acelerar o processo. Os prêmios são produtos que consumimos de forma regular como massa de modelar, tatuagens temporárias, giz de cera e outras bugigangas.

Na escola já rolou dias inteiros fazendo xixi no vaso sanitário. Em casa, ainda estamos com taxa de sucesso um pouco acima da média e algumas pérolas sendo proferidas. “Sai xixi do Adam” é um dos hits, seguida de “Aqui o xixi, ó” com dedo apontado para o penico ou a poça no chão.

 

Na rua

O teste acontece mesmo quando estamos na rua. Um descuido e já era. Prepare-se porque a gente volta a sair de casa com uma bolsa bem grande.

Em lugares onde a escapulida pode ser desastrosa, coloquei a fralda e avisei que o fiz porque o lugar aonde a gente ia não teria um penico ou vaso que ele pudesse usar.

Já me avisaram que mesmo “treinados”, a escapulida pode acontecer, seja porque ele está muito empolgado com o que estava fazendo e esqueceu de avisar ou porque nós faltamos com um pouco de atenção, acontece quando a conversa está boa demais.

 

O que estou aprendendo:

  • Que paciência mais uma vez é a chave para que a tarefa seja cumprida sem maiores traumas. Quanto mais ansiedade eu demonstrava, maior a taxa de insucesso naquele período.
  • Ficar perguntando se ele precisava fazer xixi ou cocô a cada 5 minutos também não funcionou, ele ficava irritado e eu sem esperança.
  • Para evitar problemas com relação ao número dois dessa equação, prestar atenção aos sinais que o seu filho dá é a chave. Aqui o meu pequeno tem hora e gestual para mostrar o que está indo fazer.
  • Se você pensa em mudar o sofá, seja comprando um novo ou reestofando o antigo, a época do desfralde não é a melhor por motivos óbvios. Acidentes acontecem.
  • Se seu filho for menino, decida com todos os envolvidos – pai, escola, babá, empregada – se o xixi vai ser na posição sentada ou de pé. Mensagens truncadas não vão dar bom resultado.
  • Aqui em casa começamos na posição sentada e vamos aos poucos mudando para a de pé.
  • O pai será de grande ajuda quando o assunto é o desfralde de meninos. O processo de realizar tarefas simples por imitação é bem eficaz.
  • Na bolsa para sair, coloque algumas mudas de roupa, lencinhos umedecidos e um sapato lavável (crocs e chinelos de dedo é imprescindível).
Postagem anterior
Tem criança na cozinha
festa infantil
Próxima postagem
Literatura mundial vira tema de festa

6 Comentários

  1. Dayse
    15 de Abril de 2013 at 8:32 — Responder

    Tô sem coragem para começar! Rs dizem que no tempo mais frio nao é uma boa ideia. Lorenzo está com 2.2.

    • Patricia
      15 de Abril de 2013 at 11:48 — Responder

      Pois é Dayse. Não é fácil não. Percebi que as minhas amigas que são mães de menina fizeram num vapt-vupt, enquanto por aqui estamos em passo de tartaruga. bjs

  2. Juliana
    18 de Abril de 2013 at 11:31 — Responder

    Na minha casa foi tão diferente! Tenho dois meninos, de 8 e 2 anos. Os dois saíram da fralda tipo, em um mês, e largaram a noturna assim que deixaram a fralda do dia também – acordavam sem fazer xixi, iam pro penico e pronto, fácil assim. Já a minha menina… Ana tem 5 anos, faz xixi toda hora de dia, no banheiro, e de noite… na cama! Acho que realmente, a paciencia é fundamental! E vamos levando, cada um no seu tempo…

  3. Sabrina
    19 de setembro de 2015 at 15:15 — Responder

    Estou apavorada! Meu filho tem só um ano e sete meses mas vai para creche e lá é “padrão ” o mês de setembro para desfrade… Sinto que ele não é maduro o suficiente mas não tenho escolha preciso trabalhar e não tenho com quem deixa-lo

    • Patricia
      20 de setembro de 2015 at 23:08 — Responder

      Oi Sabrina, acho que vale uma conversa com os responsáveis lá na creche. Eu embarquei nessa e assim que percebi que meu filho não estava pronto, decidi que não passaríamos por essa fase nesse momento que elas da escola queriam. Tirei um peso de cima de mim, mas principalmente de cima dos ombros dele.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Diário do desfralde do Adam / Parte I