Ensopado de rã e grão de bico

Você pode até torcer o nariz e achar que aquela perereca lá do brejo não vai vir parar na sua mesa para o jantar, mas, tabus à parte, saiba que a rã que consumimos é criada em ranários especiais e é muito limpa. A carne de rã é bastante leve e de fácil digestão, com sabor semelhante ao da carne de frango e textura de carne de peixe, possui alto teor de  cálcio, fósforo e ferro, rica em proteínas e repleta de aminoácidos essenciais ao nosso organismo. Vêm sendo recomendada cada vez mais em  tratamentos para crianças alérgicas, seja alergias alimentares ou respiratória. Aqui a nossa receita de ensopado de rã e grão de bico.

 

Ingredientes:

  • 4 rãs limpas e cortadas
  • 2 xícaras de grão de bico cozido
  • 300g de tomate pelado com caldo
  • 1 xícara de cenoura picada em cubos
  • 1/2 xícara de alho poró picado
  • 1 cebola média picada
  • 2 dentes de alho picado
  • 2 colheres de sopa de óleo
  • Sal e pimenta moídos

 

Modo de fazer:

Em uma panela média e funda, colocar o óleo a cebola e o alho e refogar. Adicione a rã e deixe dourar, depois tempere com sal e pimenta e junte a cenoura e o alho poró. Mexa bem e deixe apurar por aproximadamente 5 minutos em fogo baixo.
Junte o tomate pelado e mexa bem. Adicione 1 xícara de água filtrada e deixe cozinhar por 10 minutos.
Na ultima etapa, coloque o grão de bico e verifique o tempero, se necessário, adicione mais sal. Cozinhe por mais 5 minutos, desligue o fogo, tampe a panela e deixe descansar.

Sirva com arroz integral e espinafre ou brócolis refogado.

 

 

 

Crédito de imagem: erink_photography

Postagem anterior
Para ler em agosto [e no feriado]: moda para crianças
Próxima postagem
Férias: uma viagem cheia de imaginação com seus pequenos

2 Comentários

  1. Camila
    19 de julho de 2013 at 17:41 — Responder

    Paty, a Victoria, com as inúmeras viroses e alergias sempre comeu rã. Meu tio traz pra mim a rã congelada de um ranário na Barra e ela SEMPRE adorou. Normalmente faço uma sopa bem encorpada com legumes, verduras, macarrão e a rã cozidinha. Te juro que enquanto houver sopa na geladeira ela se recusa a comer outra coisa. E está sempre pedindo pra fazer mais. Normalmente faço um panelão e congelo em 3 porções grandes que dá umas 4 refeições de 2 pratões cada. 🙂

  2. 8 de outubro de 2013 at 17:42 — Responder

    Os Benefícios da Carne de rã
    O sabor exótico e os benefícios nutricionais fazem da carne de rã uma iguaria da culinária e da alimentação saudável. Com grande quantidade de proteínas de alto valor biológico (ela contém aminoácidos que o organismo não sintetiza), baixo teor em gorduras (menor valor calórico e teor de lipídeos que as carnes de aves e peixes) e baixíssimos níveis de colesterol, a carne de rã ainda é de fácil digestão, o que proporciona excelente absorção de proteínas pelo organismo (mais de 97%). Além disso, é rica em vitaminas e minerais, como cálcio, ferro e potássio.
    É recomendada para crianças, adultos e idosos, além de pessoas com problemas de desnutrição, colesterol alto, alguns casos de alergias alimentares, problemas cardíacos e diabéticos. É de fácil preparo e pode ser encontrada em supermercados e em alguns açougues.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Ensopado de rã e grão de bico