Quantas horas os bebês devem dormir, afinal?

Cada bebê é único e o padrão de sono de todos eles varia barbaramente, por inúmeros motivos, e nem sempre você consegue controlar todos eles de uma vez só. Existe uma tabela ideal, é claro, e a gente a apresenta pra você aqui embaixo. Mas saiba que, na prática, as coisas não são tão simples.

Essa foi uma questão particularmente perturbadora pra mim, pois a Victoria teve problemas para dormir de A a Z. Já falei sobre isso aqui quando ela tinha mais ou menos 18 meses. Então eu via aquelas lindas famílias perfeitas compostas de filhos que dormiam cedo, durante a noite toda e em seus quartos. Enquanto isso, meu pequeno monstrinho dormia às 2 da manhã, na minha cama, acordava 600 vezes na madrugada e mamava quase 1 litro de leite por noite (porque ela queria mamadeira pra dormir).

Hoje ela tem 2 anos e 11 meses e posso considerá-la curada daquele quadro desesperador. Mas exigiu tudo de mim e, naturalmente, ainda temos algumas retretas e um pequeno caminho a percorrer. O que eu fiz? Não, nada de Nana Nenê, nada de Encantadora, nada de fórmulas prontas. Foi um passo-a-passo pessoal e intuitivo, depois de ler mil histórias, mil opiniões. 

1. Acordar cedo – faça chuva ou faça sol Victoria é arrancada da cama as 08h30min da manhã. Nos dias de semana eu acordo mais cedo, faço minhas coisas e depois acordo a miúda pra começarmos o dia.

2. Soneca na parte da tarde – ela dorme na creche à tarde e nos finais de semana também. Mesmo quando ela não quer dormir, é obrigada a descansar, na cama ou no sofá vendo TV ou lendo um livrinho. Sem dormir não tem atividades e passeios no final do dia. Atenção: essa soneca não pode acontecer às 18h. O ideal é que a criança durma entre 13h e 14h e acorde até às 16h. Se ela não acorda, nós a acordamos.

3. Dormir na mesma hora – nos dias de semana não tem farra. Ela precisa dormir entre 20h 30min e 21h 30 min. De vez em quando capota ainda mais cedo. Nos finais de semana, se ela está em casa, a rotina é a mesma. Se a gente sai, a rotina muda um pouco. (mas mesmo que ela durma muito tarde, não mudo o horário dela acordar).

4. Cansar a pequena – nos dias de semana, a creche faz esse trabalho muito bem. Também tem aula de psicomotricidade avançada (que ela chama de dança) e natação. Nos finais de semana tem pracinha, praia, parque pela manhã. Ela pega sol e curte o ar livre carioca. No final do dia tem calçadão da praia, programas com os amigos ou primas, festinhas e passeio com os pais ou avós. A vida social dela é muito mais badalada do que a minha (risos).

5. Ritual – escolha o seu. Banho, chupeta, soninho, mamadeira, peito, fraldinha, contar histórias, desenho animado calminho, luz indireta, música. Quando o ritual começa, eles ficam automaticamente mais calmos.

Vai funcionar pra você? Sei lá gente, só sei que hoje em dia ela dorme a noite toda direto, só toma uma mamadeira pra dormir e dorme feito uma pedra. Mas tem que ser meio abnegado e ter muita paciência.

 

E como é que acontece com os recém-nascidos?

Para aquelas que querem que os bebês entrem numa rotina logo que chegam em casa, é necessário dizer que os recém-nascidos não sabem a diferença entre o dia e a noite. Basicamente o que fazem é dormir e comer o tempo todo. De uma maneira geral eles dormem entre 15 e 19 horas ao dia, em intervalos que variam entre duas e quatro horas e acordam prontos pra mamar. Com o tempo vão aprendendo a diferenciar o dia da noite e passam a dormir mais horas por noite.

Para dar aquela ajudinha pro seu recém-nascido você pode manter a rotina normal da casa durante o dia. Pessoas falando, telefone tocando, cortinas abertas, luz acesa. No final do dia vá acalmando a casa, com menos barulho, cortinas fechadas, luzes indiretas, televisão ou música calma bem baixinha.

 

Mas, qual seria o número de horas de sono ideal para os bebês? Cadê a tal da tabelinha?

Recém-nascido – 16 a 20 horas por dia
4 meses – 9 a 12 horas mais dois sonos durante o dia (2 a 3 horas de cada vez)
6 meses – 11 horas mais dois sonos durante o dia (duas a horas horas de cada vez)
1 ano – 10 a 11 horas mais dois sonos durante o dia (uma a duas horas de cada vez)
18 meses – 13 horas mais um ou dois sonos durante o dia (uma a duas horas de cada vez)
2 anos – 11 a 12 horas mais um sono durante o dia (duas horas)
3 anos – 10 a 11 horas mais um sono durante o dia (duas horas)

 

A notícia boa é que tudo passa. Chupeta passa, mamadeira passa, desfralde passa, criança acordada para sempre também passa. E um dia eles aprendem a dormir. Ou faça o que minha mãe eventualmente fez comigo: desiste e vai dormir #sóquenão.

Postagem anterior
Dia dos Pais: Presentes para o coração…
Próxima postagem
Caprichos e birras

4 Comentários

  1. Bruna
    10 de agosto de 2013 at 13:05 — Responder

    Meu bebê nunca teve problemas em dormir,passa o dia acordada e dorme a noite toda sem acordar nenhuma vez

  2. Silvana
    10 de agosto de 2013 at 22:54 — Responder

    A dica é rotina. Cumprir sempre a rotina e acostumar a criança a dormir no mesmo horario sempre, especialmente a noite.

  3. cris
    13 de agosto de 2013 at 20:47 — Responder

    meu bebe esta com mania de acorda a noite no intervalo de 1 horas pra brincar ,oq eu faço ?

  4. Maria Cristina scott
    7 de agosto de 2016 at 21:32 — Responder

    Adorei seu blog! Sou vovó fresca da Maria Luíza( primeira neta de ,ingá filha única!). Recomendei para minha filha! Parabéns!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Quantas horas os bebês devem dormir, afinal?