Quarto do bebê: passo-a-passo

Planejar a decoração do quarto do bebê é uma das tarefas mais gostosas da gravidez. Passeamos pelas lojas, deslizamos dedos e olhos por revistas e sites especializadas e montamos pastas cheias de referências. Para não se perder em tantos pequenos e grandes detalhes, fizemos um passo-a-passo do que é preciso fazer para o quarto do bebê estar pronto quando ele chegar.

Muitos pais de primeira viagem começam a planejar o quarto do bebê no início do segundo trimestre, seja por superstição ou para saber antes qual o sexo do bebê. Sendo assim, restam apenas 5 meses para deixar tudo certinho, porque ninguém quer ou consegue arrumar nada grande no último mês.

Saber se o bebê vai ser menino ou menina pode ser determinante para a escolha de um tema para decorar o quarto, mas se você é como eu e decidiu por não abraçar nenhum tema, só cores, saiba que seu trabalho poderá ser um pouco mais difícil. Afinal de contas, não ter tema demanda mais criatividade.

1) Organize o quarto dividindo-o em áreas: dormir, comer, cuidar, brincar e guardar. Desse jeito você já terá uma ideia de como preencher o quarto.

 

quarto-bebe_360

 Crédito de imagem:  The Pug Father

 

2) Necessidades e possibilidades da família – o quarto dos sonhos também é o quarto possível. Se o bebê vai dividir o quarto com você ou com o irmão, sempre há um jeito para deixar o cantinho do mais novo membro da família aconchegante e alegre. Um berço colorido e quadros com fotos na parede aonde ele ficará já é um ótimo começo.

3) Cuidado com os excessos – tecidos, carpete, cortinas, bichos de pelúcia são os locais preferidos dos ácaros. A poeira vai se juntando de forma nada saudável nos cantinhos do quarto do bebê; menos é mais nesse caso. Escolha bichinhos e objetos com superfícies lisas e de fácil limpeza. Cortinas devem ser lavadas a cada 15 dias, principalmente se a janela fica constantemente aberta.

4) Paredes pintadas – tenha certeza de que depois de pronto não haverá espaço para enjoar. Escolheu um painel pintado ou uma cor de destaque, pense duas vezes, afinal você irá habitar esse cômodo mais do que qualquer outro lugar da casa por muito tempo.

Cuidado com cores muito vibrantes nas paredes, elas podem excitar demais o bebê. Você irá reclamar que ele não dorme e ficará se perguntando o motivo. Guarde-as para acessórios e toques decorativos como prateleiras ou móveis pequenos.

quarto-bebe_colorido

 Crédito de imagem: Elin B

 

5) Escolha revestimentos de fácil manutenção e limpeza – laminados, pisos de madeira ou vinil são ótimas escolhas. Um pano úmido já dá conta do recado. Se precisar de algo mais pesado, sabão, álcool ou bicarbonato serão de boa serventia e você evita o uso de produtos com cheiro muito ativo ou ainda aqueles que deixem algum resíduo – o pequeno vai passar muito tempo no chão e depois escalando os móveis.

6) Ao escolher os móveis, procure por aqueles que se ajustem ao crescimento do seu bebê e também ao seu tamanho (sua coluna agradecerá). Berços que viram mini-cama e então a cama de solteiro, trocadores que viram roupeiros etc. Tente visualizar o quarto quando o seu filho tiver 5 anos de idade antes de colocar móveis definitivos e comprometer os espaços.

Reaproveitar os móveis que você já tem será bem mais econômico. O quarto do Adam foi pensado em torno dos bons móveis que eu já tinha, apenas mudei a cor e apliquei textura nas portas dos armários.

7) Sol e vento – um quarto arejado é um quarto mais saudável com certeza. Não obstrua as janelas com armários ou cortinas pesadas. Se for colocar ar-condicionado, cuidado para que o ar não vá direto no berço do bebê. A temperatura ideal para o sono dos anjos gira em torno de 22C.

O berço não deve ficar debaixo da janela, o ideal é que ele fique no meio do quarto e mais próximo à porta. O trocador deve ficar bem próximo ao berço e esses devem ficar fora da corrente de ar. Ufa!

8) Iluminação – poder criar nuances e sombras é o ideal. Coloque um dimer em todas as lâmpadas possíveis. Dessa maneira, você não corre o risco de acordar o bebê quando amamentar ou trocar a fralda no meio da noite.

quarto-do-bebe_luz

 Crédito de imagem: Kenziepoo

 

9) Segurança – protetores de tomada, cantos dos móveis arredondados, telas nas janelas são providências imediatas. Em breve o seu pequeno vai começar a explorar o ambiente e querer agarrar tudo o que estiver ao alcance, cuidado com o tipo e o tamanho dos objetos que ficarão ao seu alcance.

10) Para não esquecer:

  • Pense onde a lata de lixo ficará. Você pode optar por colocar a fralda na lixeira do banheiro, mas logo no início, é mais fácil ter ao menos uma pequena lixeira no quarto.
  • Cestos ajudam a manter tudo no lugar – das fraldas aos paninhos de boca e brinquedos.
  • Amamente em um local confortável, que tenha sempre um luz tênue e um apoio para colocar uma grande copo de água.
  • Escolha o local ideal para a babá eletrônica, principalmente se ela for de video. Mesmo que não haja prateleira perto você pode utilizar adesivos poderosos que vão mantê-la no lugar e lhe dar a melhor visão possível do bebê.

 

Crédito de imagem: Wickerfurniture

Postagem anterior
Criando bebês sem fralda (Elimination Communication)
Lasanha sem glúten
Próxima postagem
Receita de Lasanha sem glúten

1 Comment

  1. Drieli
    23 de dezembro de 2013 at 9:41 — Responder

    Adorei o post, mto legal!!! Estou grávida de 19 semanas e acabei de descobrir o sexo… será um menino… Ricardo!!! Nosso primeiro filho!!! Vc bem que poderia dar umas idéias com relação a decoração de quarto de menino do Flamengo!!!! Me daria uma mão e tanto, pois quase não tenho achado algo sobre o tipo. Agradeceria mto!!! Um Grande bjo!!! E td de bom pra vc e sua família!!!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Quarto do bebê: passo-a-passo