Risoto Caprese de Micro-Ondas

Risoto no micro-ondas? Pois é, eu também me assustei quando vi a receita, pois nunca tinha ouvido falar que era possível fazer risoto no micro-ondas. Mas, por alguma razão, fui com a cara dela e resolvi tentar. Acho que na verdade foi a enorme vontade que eu estava de comer alguma coisa gostosa (eu amo risoto!), mas sem sujar muita coisa.

Não é que deu certo? Ficou uma delícia e al dente, do jeitinho que deve ser. Acabei almoçando este risoto hoje com um suco de uva gostoso acompanhando. Huum! Estava bom demais!

Encontrei essa receita em um aplicativo do IG para iPhone que eu tenho, muito legal. Ele reúne receitas de vários chefes famosos e para todas as ocasiões. Esta é da Chef Cris Maccarone. Nesta receita, eu apenas modifiquei a quantidade alguns ingredientes e acrescentei outros que eu gosto, como gorgonzola!

Vamos lá:

– Rende 4 porções

Ingredientes:

  • 80 g de manteiga
  • 1 cebola grande picada
  • 400 g de arroz arbóreo
  • 200 ml de vinho branco seco
  • 1 ½ litros de caldo de legumes
  • 200 g de mussarela de búfala (pode ser substituída por queijo branco)
  • Lascas de gorgonzola
  • Tomatinhos cereja ou sweet grape
  • Manjericão fresco
  • Queijo parmesão ralado

 

Modo de fazer:

  1. Em um refratário coloque metade da manteiga e a cebola. Leve ao micro-ondas por 2 minutos em potência alta.
  2. Acrescente o arroz e o vinho branco e leve ao micro-ondas novamente por 2 minutos para secar.
  3. Coloque o caldo de legumes aquecido, feche a vasilha refratária com um filme plástico, faça furinhos com o garfo e leve ao micro-ondas por 11 minutos. Pare para mexer no 8º minuto e volte ao micro-ondas para que termine o cozimento (o ponto certo do risoto é: quando os grãos de arroz conseguem ficar juntinhos, mas que quando colocado no prato desmanche levemente o formato da colher que usou para servi-lo). Dependendo da potência do seu micro-ondas, o caldo pode secar mais depressa ou mais devagar. Se ficar muito molhado, deixe por mais 1 ou 2 minutos. Se ficar muito seco, adicione mais caldo de legumes e mexa.  Não tem erro!
  4. Retire do micro-ondas e, se necessário, acerte o sal e a pimenta. Adicione então a manteiga restante, os tomatinhos (separe alguns para decorar o prato), a mussarela de búfala (ou queijo branco), o manjericão e misture tudo até que a manteiga derreta por completo.
  5. Decore com tomatinhos, lascas de gorgonzola, manjericão e o parmesão ralado. Sirva imediatamente. (Não deixe o risoto descansando depois de pronto, pois o arroz absorve a água rapidamente e perde a cremosidade).

Dicas da Ju:

Coloque em um refratário de bordas altas, pois o caldo vai ferver e querer subir quando estiver no micro-ondas por mais tempo.

Coloque o queijo que gostar mais, esta foi só uma sugestão. Ainda pode ir um fio de azeite por cima para quem gosta.

Você pode dividir esta receita se quiser uma porção menor. Como eu almocei sozinha hoje, dividi por 4 e deu super certo também.

 

Postagem anterior
Coisas que a gente não vê: musical infantil no Shopping da Gávea
Próxima postagem
Livro ensina a criar filhos inteligentes e felizes

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Risoto Caprese de Micro-Ondas