Intolerância ao Glúten x Doença Celíaca

 

O que é Intolerância ao Glúten ?

Assim como na doença celíaca, a intolerância ao glúten (sensibilidade ao glúten não celíaca) é uma condição que leva uma pessoa sofrer reações desagradáveis após a ingestão de glúten, e que geralmente, ocorre dentro de segundos ou minutos após sua ingestão.

Cerca de seis por cento da população dos EUA, ou cerca de 18 milhões de pessoas, têm sensibilidade ao glúten, de acordo com o centro de celíaca, em comparação com 1 por cento que têm a doença celíaca. As alergias ao glúten são mais comuns em crianças e geralmente “passam”após os 5 anos de idade.

Um dado bem importante e que confirma a recomendação de introduzir alimentos com glúten após 1 ano de idade completo é o de que já existem estudos mostrando que crianças com introdução precoce ao glúten (antes de um 1 de idade) teriam maiores chances de desenvolver a doença celíaca ou hipersensibilidade ao glúten.

 

Sinais e sintomas:

Apenas um ou dois dos sintomas abaixo listados, se manifestam na maioria das vezes. Podendo durar desde algumas horas a alguns dias.

Os sintomas variam muito e se dividem em:

Dermatológicos – coceira, inchaço e irritação ao redor da boca, erupção cutânea, urticária, congestão nasal e coceira nos olhos;

Gastrointestinais – cólicas, náuseas, dores abdominais, gazes, vômitos ou diarreia;

Neurológicos – dores de cabeça e desânimo.

 

É importante ter a avaliação médica para obter o diagnóstico correto, pois alguns sintomas são também característicos da doença celíaca.

 

Diagnóstico:

Um teste cutâneo ou um exame de sangue pode ser o suficiente para identificar a existência de intolerância. Conduta bastante comum em uma primeira consulta já é fazer uma dieta de exclusão do glúten da alimentação, o que torna possível por meio de avaliação direta, verificar se houve melhora dos sintomas.

Um grupo de peritos internacionais em doença celíaca decidiram criar uma categoria para a intolerância ao glúten dentro lista de desordens relacionadas ao consumo de glúten.

Cientistas do Centro de Pesquisa Celíaca também descobriram que embora os pacientes sensíveis ao glúten têm a diarreia, dor abdominal e outros sintomas sofridos pelas pessoas com doença celíaca, eles não têm a inflamação intestinal, achatamento das vilosidades que cause danos de longo prazo ao intestino delgado.

 

Tratamento:

O único tratamento para a intolerância ao glúten é o mesmo já citado para a doença celíaca. Uma alimentação 100% livre de glúten.

gluten-free

Postagem anterior
10 selfies que toda a grávida vai acabar fazendo
Próxima postagem
Projeto verão para a vida toda

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Intolerância ao Glúten x Doença Celíaca