E o teste deu positivo. Viva! Comemoramos, contamos para os nossos familiares e amigos mais queridos e lá vamos nós fazer as contas de quando o bebê vai nascer. Calcular a data provável do parto não é nenhuma ciência complexa, vamos te mostrar 3 métodos de cálculo e tentar explicar o que muita gente não consegue entender – as tais 40 semanas, e por qual motivo fazemos as contas a partir do último dia da menstruação.
Para simplificar, esse cáculo é uma convenção e foi criado para ser assim mesmo. A base é de que como não se pode precisar quando o espermatozóide encontra o óvulo e o fecunda, todo o cálculo será feito como se a ovulação acontecesse duas semanas (14 dias) depois do começo da menstruação.
Por isso que a gente já diz aqui, vamos te ensinar a calcular a data PROVÁVEL do parto, porque apesar de o bebê ter um “reloginho” que avisa quando ele está pronto, tudo o que vivemos nesses 9 meses vai fazer diferença.
Como calcular a data provável do parto?
Método 1- O primeiro passo é descobrir o último dia da sua última menstruação e a ele somamos 372 dias , assim chegamos às 40 semanas.
Método 2 – Você pode fazer um cáculo mais rápido e que os médicos chamam de Regra de Naegael. Tenha como base o primeiro dia da sua última menstruação, subtraia 3 meses, depois adicione 7 dias e finalmente some 1 ano.
Método 3 – Ok! Sua menstruação é irregular e você não sabe quando foi a sua última menstruação. Nesse caso, os médicos recomendam a realização do ultrassom, onde será possível por meio das medidas do embrião, saber em qual semana gestacional você está.
Importante saber:
Se você realizar o ultrassom em lugares diferentes poderá haver discrepância entre as datas prováveis para o parto. Alguns médicos colocam em seus laudos a idade embriológica da gestação e não a idade obstétrica da gestação. A primeira tem como base a fecundação do óvulo e mostrará sempre um número de semanas menor do que a idade obstétrica que é a que estamos acostumadas.
O que se espera da gravidez é que ela dure de 38 a 42 semanas. A estimativa de 40 semanas é apenas a média da duração.
Se você estiver esperando múltiplos, a data provável do parto pode mudar. As estatísticas mostram que apenas 5% das mulheres tem seus filhos na data calculada como provável no início da gestação e que a maioria das grávidas de múltiplos não completam 40 semanas.
NOTA: Não se assuste se a cada novo ultrassom a data prevista do parto sofrer alterações. Os médicos tendem a confiar nas datas obtidas logo nos primeiros exames. Depois de 12 semanas o ritmo de crescimento dos bebês segue cursos diferentes pois sofrem interferências externas, como o estilo de vida da mãe, genética familiar, existência de diabetes gestacional e tantos outros fatores.
Crédito da imagem em destaque via Shutterstock: mathom
Sem Comentários