O temperamento do bebê

Assim como nós adultos, os bebês podem apresentar uma variedade de comportamentos que são considerados normais. Eles apresentam vontades, necessidades e atitudes que podem variar muito de uma criança para outra. Devido à existência desta variação de comportamento observada em bebês, os pais precisam se tranquilizar se o seu filho for um pouco diferente do que se considera dentro do padrão de normalidade.

Existem três principais tipos de temperamento considerados normais:

 

Temperamento fácil

A maioria dos bebês tem temperamento fácil. Eles geralmente são bem humorados e se ajustam facilmente e rapidamente a novas mudanças na rotina.

Estes bebês geralmente comem em horários regulares e, quando têm fome ou sentem algum desconforto, reagem de forma sutil. Eles podem ser agitados, mas são capazes de se acalmarem sozinhos.

Atenção! Alguns bebês são tão pouco exigentes que seus pais chegam a acreditar que os bebês não precisam deles. Com isso os pais gastam menos tempo estimulando e se relacionando com seus filhos. Esses bebês como qualquer outro, precisam sim de atenção e de tempo com seus pais.

 

Temperamento tímido (slow-to-warm-up)

Estes bebês requerem um pouco mais de tempo que os bebês fáceis para se relacionarem com pessoas e com experiências novas. Eles costumam rejeitar e ignorar qualquer coisa ou pessoa nova. Lidam com a vida de forma cautelosa e costumam observar muito ao seu redor e não são tão ativos. Estes bebês acabam sendo superestimados e quando isso ocorre eles tendem a recuar e se afastar. São bebês que respondem de forma lenta e quieta quando estão com fome ou quando sentem algum incômodo.

Os pais desses bebês precisam ser pacientes. Eles precisam inserir seus bebês às novas situações sempre que possível, mas de forma cautelosa. A adaptação é gradativa e não funcionará se houver muita pressão.

 

Temperamento difícil

Os bebês difíceis são sempre ativos. São inquietos o tempo inteiro e se distraem facilmente. Eles respondem vigorosamente quando estão com dor, com fome ou com algum desconforto. Costumam chorar muito alto e algumas vezes pensamos ser quase impossível conseguir acalmá-los. Geralmente apresentam sono superficial e demandam grande atenção dos pais, já que dificilmente conseguem se acalmar sozinhos.

Os pais podem se sentir culpados, incompetentes achando que estão fazendo algo de errado – o que não é verdade – gerando ansiedade. O modo mais eficiente para agir e evitando que os bebês se envolvam em situações que possam causar perturbação no seu estado de humor.

Consistência e perseverança são importantes. Uma rotina diária precisa ser instituída e seguida. Estes pais precisam de calma e paciência sempre. Não podem ter altas expectativas em relação aos bebês. A boa notícia é que bem próximo a completar 1 ano de idade as características do bebê difícil tende a diminuir ou até a desaparecer.

 

Por fim…

  • Os pais precisam observar com atenção os seus bebês para tentar enquadrá-los em um tipo específico de temperamento. É importante prestar atenção nos padrões de sono, da alimentação, de como lidam com as novas situações e do seu comportamento em geral.
  • Não se preocupe se você não conseguir classificar o temperamento de seu filho. Alguns bebês podem expressar características de mais de uma categoria e, portanto, não se encaixem perfeitamente em uma categoria.
  • Os pais não precisam ficar surpresos ou desapontados com o temperamento de seu filho, ao invés disso, precisam aceitar seus filhos como indivíduos únicos.
  • Ao reconhecer o tipo específico do temperamento de seu filho, os pais poderão desenvolver um melhor relacionamento com eles.
Postagem anterior
Esse final de semana tem FLIST. Oba!
Próxima postagem
Roupas práticas para sair com crianças pequenas

1 Comment

  1. Manuela
    20 de Maio de 2015 at 21:00 — Responder

    Já pulei pro temperamento difícil que é o da minha filha, ela se encaixa em todas as características, a má notícia é que ela vai fazer 2 anos e está cada vez pior!!!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O temperamento do bebê