A polêmica agora gira em torno do banho de sol no bebê

É comum muitas mães saírem do pediatra após a consulta do primeiro mês de vida com a recomendação de banho de sol no bebê. 10 minutos de sol por dia nos horários onde os raios não são tão fortes. É assim desde que me conheço por gente. Minha mãe fez isso comigo, a mãe dela provavelmente fez com ela e eu fiz com o meu filho. O objetivo é o de promover o aumento da vitamina D pelo nosso organismo ajudando a desenvolver ossos e músculos fortes, melhora o humor (atenção mamães) e ajuda a relaxar.

Ultimamente vi que isso está mudando. Algumas sociedades de dermatologia não recomendam essa prática, dado os efeitos nocivos do sol a pele serem cumulativos, tornando necessário cuidar da pele desde cedo. Aqui no Brasil não é diferente, a Sociedade Brasileira de Dermatologia lançou em 2013 o Consenso Brasileiro de Fotoproteção onde não recomenda a exposição direta ao sol para bebês menores de 6 meses.

Outras recomendações:

  • Menores de 6 meses quando necessário, devem usar alguma cobertura como roupas e chapéus;
  • Bebês acimas de 6 meses não devem se expor ao sol diretamente entre 10h e 15h;
  • Uso de medidas mecânicas (roupas, chapéus e sombras) em maiores de 6 meses é recomendado, além do uso de protetor solar com FPS superior a 30 e proteção UVA.

 

Quais os motivos?

Estudos mostram que um histórico de queimaduras solares na infância tem relação com o aumento do risco ao se desenvolver melanoma na idade adulta.
A Academia Americana de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Pediatria afirmam que protetor solar não deve ser utilizados em bebês menores de 6 meses.

 

Mais e como fica a Vitamina D?

Parece difícil mas na verdade é bem simples. Para suprir as necessidades de vitamina D, a maioria de nós depende da exposição ao sol. Os raios ultravioletas do tipo B são absorvidos pela nossa pele e transforma o 7-dehidrocolesterol em colecalciferol (a vitamina D). Bebês que são amamentados exclusivamente ao seios estão pré-dispostos a ter deficiência de Vitamina D, tendo em vista que o leite materno não é uma fonte rica e que o sol é uma fonte essencial para “ativar” essa vitamina D e fazer ela funcionar também no corpo do bebê.

Uma pesquisa estima que sem a exposição pós-natal à luz do sol – o famoso banho de sol – os estoques de origem fetal de vitamina D se esgotariam em oito semanas nos bebês amamentados exclusivamente ao seio. Donde se conclui que bebês amamentados requerem suficiente exposição à luz solar ou suplementação para evitar deficiência de vitamina D.

Uma das bases da afirmação da Sociedade Brasileira de Dermatologia está em recente estudo (em adultos) feito na cidade de São Paulo. Ele demonstra que, uma exposição não intencional –mãos e faces expostas apenas – já seria o suficiente para a produção adequada de Vitamina D. Ou seja, bastaria andar na rua de um local para outro por 10 minutos por dia. Os dados levaram em consideração também os dias chuvosos e nublados.

Cabe lembrar que quão mais escura a pele, menor é a taxa de produção de Vitamina D. Bebês com pigmentação escura podem requerer de 3 a 6 vezes mais exposição ao sol do que os de pigmentação clara.

E aí, como fazer?

Acho que aqui cabe apelar para o bom senso. Na minha cabeça, menores de 6 meses e amamentados exclusivamente ao seio precisam de sol. Porém, como demonstrado no Consenso de Dermatologia, esse sol não precisa ser direto. Talvez leve um tempo para a gente se acostumar com essas mudanças. Mas precisamos lembrar que o clima mudou os buracos na camada de ozônio continuam aumentando …

Se essa é a sua opção, o melhor é tomar alguns cuidados antes de expor o seu bebê:

  • Escolha um lugar que haja iluminação solar sem que ela seja direta;
  • Cuidado com locais de muito vento;
  • Se o dia estiver quente, evite colocar roupas em excesso;
  • Você pode colocar o bebê em uma toalha ou direto no seu colo. Como o da foto que ilustra essa matéria.
  • São necessários apenas 4 minutos diários de exposição para produzir vitamina D em bebês (pele de pigmentação clara) usando somente fralda. E 17 minutos diários se ele estiver com roupa;
  • O melhor horário é até 10 h da manhã e após às 16h. Não se esqueça do horário de verão quando ele chegar, quando a intensidade dos raios ultravioleta é menor.
banho de sol no bebê Shutterstock
Experimentando novas comidas
Postagem anterior
Experimentando novas comidas
Minha filha não é só minha
Próxima postagem
Minha filha não é só minha

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

A polêmica agora gira em torno do banho de sol no bebê