Desejos na gravidez: o que diz a ciência?

Picles com melancia. Uma vontade insana de comer purê de batata. Uma vegetariana que passa a gestação inteira querendo comer carne. Tudo isso tem um nome só, se chama desejos na gravidez.

A gente ouve as histórias, as piadas, as anedotas e fica sem saber se é verdade ou lenda. Uma amiga confessou que tinha os desejos mais loucos e nas horas mais “alternativas”. Minha experiência com desejos não foi bem o que eu queria comer, mas beber. Eu, que detesto cerveja, ficava com água na boca toda vez que alguém passava do meu lado com uma dessas cervejas belgas, holandesas, mais fortes. E impliquei com feijão, que eu comia todos os dias.

Mas o que a ciência diz sobre os desejos na gravidez?

 

Hormônios

Os hormônios da gravidez desempenham um papel, especialmente no início, quando precisamos nos acostumar com a abundância de hormônios invadindo o nosso corpo. Depois do primeiro trimestre, a placenta passa a controlar o fluxo dos hormônios e a alta incidência de hormônios como o HCG e a Progesterona alteram o gosto e cheiro de tudo, inclusive os alimentos, além de favorecer combinações mais ousadas.

 

Enjoos: o corpo que fala

Outra teoria bastante discutida é que seu corpo passa a falar por você. Almejando aquilo que precisa e repelindo o que pode lhe fazer mal. A nutricionista da USP, Jocelem Mastrodi Salgado, explica que a grávida se observa mais, porque se preocupa não só com ela, mas também com outra vida.

Os enjoos, por exemplo, têm um grande papel, pois seu corpo pode passar a procurar alimentos que amenizem o mal-estar, que é a causa, inclusive de tantas mulheres desejarem alimentos mais ácidos/azedos. Ou, quando a gestação está mais avançada e é comum vermos grávida anêmicas, o corpo pensa em carne como forma de suprir a deficiência de ferro.

 

São muitas emoções

Na medida em que você vai ficando cansada e o bebê que está crescendo dentro de você está causando ansiedades, a verdade é que algumas comidas fazem com que a gente se sinta bem e é o que queremos consumir para manter os níveis de angústia sob controle. E quando você tem uma imagem clara daquele cheeseburger gorduroso na sua cabeça, é provável que você não consiga mesmo resistir.

Tem também aquela vontade de sentir amparada, mimada. Sentir desejos, vontades, que passam sim pela comida, mas também pela vontade de acolhimento e uma massagem no pé. A gente quer ser paparicada na gestação, pois isso nos traz segurança. E pedir um melão para o marido na madrugada é a prova de que você está com todas as cartas na mão. E não, o seu filho não vai nascer com cara de melão.

 

E a dieta?

É importante se permitir, mas não dá para passar a gestação comendo sorvete de morango todos os dias. Naquele momento em que você precisar muito de um chocolate, tente se controlar! Coma uma barrinha pequena ao invés de abusar da barra XG.

desejos na gravidez

Shutterstock

Minha filha não é só minha
Postagem anterior
Minha filha não é só minha
festa star wars
Próxima postagem
Inspirações para fazer uma festa Star Wars

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Desejos na gravidez: o que diz a ciência?