Tem criança independente na cozinha

criança independente na cozinha

Victoria é uma menina inteligente, independente e ligada na tomada. Uma das maneiras de distrai-la, fazer com que ela se concentrasse mais e ainda fosse mais disposta a experimentar diferentes comidas foi justamente inspirar seu interesse pela cozinha.

A gente tem aquela coisa de que criança não pode ficar na cozinha, por que a faca é afiada, a bancada é alta e o forno é quente. Mas, na minha família, a gente se sentia mais viva na cozinha. Todo mundo aboletado naquele espaço confinado, rindo, falando alto e cozinhando em família. Um sova, o outro bate e o outro quebra os ovos. E todo mundo provando comida em todas as etapas do processo.

E é nesse ambiente que eu sempre desejei que a Victoria crescesse. Por isso, ao invés de banir a criança da cozinha, eu ensinei que as gavetas podiam apertar os dedinhos, que ela tinha que ficar longe do fogão, a melhor maneira de manusear a tesoura. Na nossa cozinha, o avental dela fica ao lado do meu, tem um banquinho para que ela alcance a bancada e estou sempre incentivando que ela mesma prepare pratos simples. A cozinha fica uma bagunça, naturalmente. Mas minhas memórias mais marcantes são, ainda criança, na frente do fogão, ao lado da bancada vendo vovó preparar alguma coisa e eu quero muito que minha filha tenha lindas lembranças gastroafetivas em sua vida.

E eu tento fazer com que ela consiga fazer receitas sozinha, só com minha supervisão, sem que ela precise usar o fogão. E, recentemente, folheando o caderno de receitas da família, achei essa mousse salgada, que é super simples de fazer, permite múltiplas variações no sabor e ainda usa o liquidificador, coisa que ela ama.

 

criança independente na cozinha

Mousse salgada de ricota

criança independente na cozinha

Ingredientes

300 gramas de ricota
1 lata de creme de leite
1 cenoura crua ralada
2 colheres de sopa de manteiga
2 colheres de sopa de maionese
1 saquinho de gelatina em pó Royal sem sabor
azeite e sal a gosto

criança independente na cozinhaModo de preparo

Hidratar a gelatina em água fria e depois acrescentar 1 xícara de chá de água fervendo para dissolver. Bater bem a ricota (ou o outro ingrediente principal que você escolher) e depois juntar com a gelatina e o restante dos ingredientes. Misturar bem até desmanchar a manteiga e a maionese. Untar uma forma com azeite, despeje a mistura e leve ao congelador para endurecer.

criança independente na cozinhaDica

A versão que eu mais curto é a de ricota, que eu compartilhei aqui. Mas o recheio principal pode ser atum, salaminho, queijo roquefort, gorgonzola, presunto, aipo, berinjela. O céu é o limite.

Dica dois

Aqui em casa a gente não usa maionese industrializada. O que fazemos para a quantidade de 2 colheres de sopa é pegar uma gema cozida, amassar bem e misturar com azeite e um pouco de caldo de galinha. Muito mais delicioso.

Dica três

A cenoura crua ralada pode ser substituída por cenoura cozida e refogada. Você pode bater tudo junto ou deixar para colocar no final e assim a musse fica com pedaços de cenoura.

criança independente na cozinha

#DoceMensagem #Royal

publi

cookies de abóbora
Postagem anterior
Receita fácil de Halloween: cookies de abóbora
mães cansadas
Próxima postagem
10 dicas para aumentar a energia de mães cansadas

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Tem criança independente na cozinha