Você deve estar achando que eu pirei. O que amamentar em público, a Virgem Maria e a poeta contemporânea inglesa Hollie McNish têm em comum? Vamos lá: segue meu raciocínio.
Assisti ao vídeo/poema “Embarrassed” da poeta Hollie McNish, onde ela fala da sua experiência com a amamentação. (Colocamos o vídeo no final do post!) E realmente não faz sentido ver outdoors pela cidade com comerciais de mulheres seminuas e na hora em que as pessoas veem alguém amamentando com o peito de fora, o mundo paralisar e o caos se instalar.
Bom, esse poema é muito impactante e na voz da própria Hollie ainda mais. Ouvi inúmeras vezes e tudo o que eu conseguia lembrar, toda vez que li e ouvi, é que o mundo não deveria fazer tanto alvoroço com a amamentação em público. Lembro de, grávida de cinco meses, estar com meu marido no Vaticano e comentar com ele: “olha que lindo, tantas imagens da Virgem Maria amamentando. Tão simbólico, né?”
Então toda vez que alguém envergonhar qualquer lactante na sua presença, taca esse post na cara deles. Saca um santinho da Virgem Maria amamentando e manda esse bando de chatos se preocupar com outras questões muito mais urgentes no quesito vergonha pública.
E pra começar essa segunda-feira com dose extra de #girlpower, olha aí que pinturas inspiradoras de tantos séculos atrás. Um monte de Virgem Maria empoderada, um monte de Jesus bebê sendo acarinhado e amamentado. De nada.
Imagens da Virgem Maria amamentando
Michelangelo Buonarroti, “Madonna e criança”, 1520-25 © Casa Buonarroti, Florence
Gravura baseada na pintura de Peter Paul Rubens, “Maria amamentando”, 1614
“Virgem Maria amamentando Jesus”, 1530, por Lucas Cranach the Elder (1472-1553)
“Virgen de la Leche”, 1472-1514, Pablo de San Leocadio (1445-1520)
“Virgem Maria e criança”, 1525, por Joovs van Cleve, (1485-1541)
Pra ver o vídeo da Hollie McNish (sem legenda). E se você não entende inglês, tem a versão em inglês em texto que você pode jogar no tradutor. Não deixe de ver. Uma das melhores poetas
Sem Comentários