10 fatos que você deveria saber sobre crianças canhotas (e adultos!)

Um pouco mais sobre o mundo difícil em que as crianças canhotas vivem

 

O canhoto é um ser que sofre. Não só por que é muito difícil ser canhoto em um mundo de destros, mas mesmo com muitos estudos e explicações científicas ainda assim o canhoto ainda é muito incompreendido.

Como parte dos cerca de 10% de canhotos que existem no mundo, posso afirmar que minha infância não foi nada fácil. Crescer canhota na década de 70/80 significou minha mãe brigar anualmente por carteiras para canhotos na primeira infância. Ainda me colocar do lado esquerdo da minha dupla pra que a gente não batesse cotovelo na hora de escrever.

Nem digo sobre produtos específicos para nós. Se hoje, precisamos comprar produtos em lojas especializadas, imagina naquela época? Quando muito, minha mãe, essa militante pelos canhotos, conseguiu fazer com que alguém trouxesse uma tesoura pra mim. Mas eu já tinha aprendido com a direita e – até hoje –, eu não sei cortar direito com mão alguma. Sofrência.

Nunca falamos sobre o assunto aqui e estou pesquisando muito para escrever posts que ajudem as mães de pequenos canhotinhos a sofrerem menos no mundo. E, por enquanto, nas minhas leituras, descobri uns fatos muito interessantes que quero compartilhar com vocês:

 

 

1

Historicamente ser canhoto era visto como algo muito ruim, razão pela qual os pais não só não incentivavam, como tentavam de toda maneira fazer com que canhotos virassem destros. Ser canhoto significava possuir a marca do demônio, ser criminoso, rebelde, neurótico ou fraco. Aliás, a lenda diz que bruxas usavam a mão esquerda para amaldiçoar alguém.

2

Mas nem tudo é desgraça. A universidade de Saint Lawrence conduziu um estudo que concluiu que a maioria dos indivíduos testados que possuíam Q.I. acima de 140 eram canhotos. Benjamin Franklin, Isaac Newton provando que os canhotos são mais inteligentes e criativos.

3

Outra pesquisa, feita com mais de 2000 canhotos mostrou que a maioria deles são mais propensos a carreiras criativas como arte e música.

4

A falta de informação faz com que pais, ainda hoje, obriguem a criança canhota a escrever com a mão direita. A atitude pode desencadear problemas de aprendizagem, como escrita mais lenta e até problemas para ler e se expressar.

5

Bebês podem demonstrar cedo que são canhotos pela maneira que viram suas cabeças quando são colocados de bruços. O fato ainda não possui comprovação científica, mas conforme estudos estão sendo realizados, esse é um sinal recorrente.

6

Canhotos possuem um maior risco de desenvolver doenças como esquizofrenia, dislexia, TDAH, pois cerca de 30% (alguns estudos dizem 50%) dos canhotos usam mais a parte direita do cérebro. (Canhotos e destros usam o lado esquerdo do cérebro predominantemente).

7

Canhotos possuem maiores habilidades em outras partes do lado esquerdo do corpo além da mão. Entre elas: o pé, os olhos e a audição da orelha esquerda também costuma ser mais aguçada.

8

Ultrassons mostram que, já no útero, 90% dos bebês preferem o dedão direito da mão (destros) e 10% o esquerdo (canhotos), o que casa mais ou menos com o total da população de canhotos no mundo.

9

Estatisticamente, quanto mais velha é a mãe, maior a chance de seu filho ser canhoto – embora o motivo ainda não seja conhecido pela ciência.

10

Estudos mostram que canhotos alcançam a puberdade de 4 a 5 meses depois de destros.

Imagem de Markus Spiske para Unsplash
grávidas de 40 anos
Postagem anterior
Frases sem noção que as grávidas de 40 anos precisam ouvir
Parto de Lótus
Próxima postagem
Você sabe o que é Parto de Lótus?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

10 fatos que você deveria saber sobre crianças canhotas (e adultos!)