Abobrinha – alimento do mês

Começa agora em novembro a série “Alimento do mês”, aonde iremos indicar alimentos que são da safra e por isso estarão mais saborosos e baratos.

Na primeira segunda-feira de cada mês vamos falar sobre o alimento, aspectos nutricionais, como escolher armazenar, e na sexta-feira é hora de compartilhar uma receita bem gostosa.

As abobrinhas pertencem à família Cucurbitaceae de plantas e são parentes de todos os tipos de abóboras, dos melões, e até mesmo dos pepinos. De sabor mais delicado, as abobrinhas são de colheita rápida (cerca de 50 dias entre plantio e colheita).

No Brasil existem dois tipos, a abobrinha menina que é de coloração verde clara, mais robusta e a do tipo italiana, o zuchinni que você já teve ter visto nos cardápio dos restaurantes, que possui coloração de verde mais escuro, sendo mais firme e alongada.

 

 

 

 

 

Em outros países você pode se deparar com a abobrinha de coloração amarela, e casca mais firme. Por lá, ainda no mercado você vai se deparar com abobrinhas em formatos diferentes , e todas muito saborosas. E me pergunto quando é que elas vão chegar por aqui, sou fã de abobrinha, não à toa, quando vi que ela constava na listagem de vegetais da época, escolhi para ser o alimento do mês aqui no Mundo Ovo.

 

 

 

 

 

 

 

Como selecionar e armazenar

Ao comprar abobrinha, verifique se não estão ocas, o peso deve corresponder ao seu tamanho e a casca deve estar brilhante e sem cortes amarelados (oxidados), nesse caso tamanho não é documento. A abobrinha é muito frágil e comprar uma que já tenha pequenos furos fará com que ela estrague com mais facilidade.

Ao contrário do que muita gente pensa, a abobrinha pode ser congelada; para iso ela terá que passar por um processo chamado branqueamento – cozinhar rapidamente o alimento em água fervente ou em vapor, seguido de um choque térmico muito rápido, promovendo o contato do alimento com a água fria -, dessa forma não formará cristais de gelo, nem perderá nutrientes de forma muito acentuada.

 

Dicas para preparar abobrinha

Lave abobrinha sob água corrente fria e, em seguida, cortou ambas as extremidades. Em seguida, pode continuar a cortar no tamanho e forma desejados para a receita desejada.

  • cozida e depois temperada;
  • refogada e ensopada;
  • ralada em sanduíches e souflês;
  • substituindo a massa em lasanhas ou canelones;

 

Rx Nutricional

A abobrinha é um alimento de baixo valor calórico, 100g de abobrinha =  17 calorias , zero colesterol, rica em fibras, fornece uma boa quantidade de antioxidantes, ácido fólico,  vitamina C, vitamina B6, potássio, ácido fólico e vitamina B2.

 

Um pouquinho de história

Surpreendentemente, os cientistas encontraram sementes de abóbora preservados em cavernas mexicanas para mais de 10.000 anos! Abóboras foram um dos alimentos norte-americanos que Colombo levou para a Espanha, e para as abóboras se espalharem para muitas partes do mundo foi só um pulinho.

 

Crédito da imagem capa: KennethMoyle

 

 

Postagem anterior
Produtos divertidos para crianças com asma
Próxima postagem
Que falta a minha mãe me faz

2 Comentários

  1. Márcia
    6 de novembro de 2012 at 16:24 — Responder

    Pat, tenho uma duvida, se eu cozinhar os legumes, esperar esfriar normalmente e depois congelar eles perdem nutrientes?

    • Patricia
      6 de novembro de 2012 at 19:50 — Responder

      Oi Márcia, os processos de cocção e congelamento sempre geram alguma perda, por isso a importância de ter sempre alimentos frescos no prato. Preocupe-se em realizar o processo de cocção que favoreça a preservação máxima dos nutrientes, como exemplo cito os tomates, que quando cozidos são ainda mais benéficos.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Abobrinha – alimento do mês