Meu bebê cresceu. Como isso foi acontecer?

Ontem a Victoria fez três anos. Como o tempo foi passar tão rápido? Parece que foi ontem também que eu descobri que estava grávida, escolhendo o enxoval e tentando entender como eu ia equilibrar a minha vida ocupada com o nascimento de uma filha.

E hoje, tudo o que eu consigo pensar é no quanto o tempo está voando e como eu queria voltar no passado e ter a minha recém-nascida nos meus braços. Mesmo naquele perrengue todo de não dorme, não faz cocô, mama livre demanda, não tem tempo nem de tomar banho… Sabe, aquele período? As pessoas falam que a gente esquece, mas eu ainda me lembro de tudo e, secretamente, morro de saudades.

Só que ela cresceu. E a cada dia que passa é mais um capítulo na nossa vida e convivência. E a gente tem que se adaptar, né? Só que eu acho que ela está crescendo em um ritmo exponencialmente maior do que eu consigo acompanhar.

Em janeiro, quando viajei de férias, fiz aquilo que já havia feito antes: comprei pacotes e mais pacotes de bodies, de todos os tipos de manga, cores e estampas. Tudo isso pra chegar em casa e me dar conta de que a Victoria estava desfraldando e body não era mais uma opção. Resultado: manda tudo pra costureira transformar em camisetas.

Ela também nunca foi de assar muito, mas em cada viagem eu fazia um pequeno estoque de Desitin. Resultado: estou no primeiro tubo desde o início do ano, então peguei todos os outros 8 tubos e saí mandando de presente para as amigas com bebês pequenos.

E as roupas? Quando eu percebo, a menina já cresceu mais 5 centímetros. As calças que eu ainda ia mandar fazer bainha já estão quase pescando siri, e sim, o pé já cresceu mais um número e está na hora de comprar novos sapatos. Será que se eu comprar uns 2 números acima eu consigo resolver colocando algodão na frente?

Mas o mais impressionante é o raciocínio e a lógica. Há pouco tempo atrás, Victoria se chamava de Totola. E era assim que a gente a chamava. Só que faz um tempo que ela já sabe o nome dela corretamente, pronunciando R e tudo o mais. E eis que eu, mãe distraída, chamei: “Totola, amor, vem jantar!”. Chega o cotoco de gente do meu lado e diz, enfatizando o R: “Mamãe, meu nome não é mais Totola. É Victoria!”.

Agora pra dormir não tem mais peito que acalma. Ela pegou a chupeta aos 2 anos e meio. E outro dia, quando me viu sem camisa, quis experimentar mamar no peito. Eu deixei, ela tentou e falou “Eca!”. Quase chorei.

A creche, a pracinha, os amigos. Tudo é referência. Já se foi o dia em que eu era o único exemplo. Agora ela quer um patinete igual ao da Marina; ela não tem mais medo do escorrega alto, porque o Leo a ajudou a descer; ela brinca de professora e conta histórias pras bonecas (que ela chama de filhas) em livros que ela já decorou de tão manuseados; ela reclamou que a amiga da creche não quis emprestar a boneca no dia da novidade.

E agora isso. Ela fez três anos. Vai ter festa, de tema sugerido por mim e abraçado por ela. A festa é menos pra nossa família e amigos, e totalmente voltada pra ela e pros amigos dela. Ela já sabe que tem bolo, vela, presentes, pula-pula e docinhos. Como assim? Como ela aprendeu a elaborar essa lista de itens indispensáveis pra uma festa de aniversário?

A verdade é que a vida está corrida e o tempo está mesmo passando muito rápido. Você acorda para trabalhar e quando vê já está em casa colocando criança pra dormir. Você ainda pensando se seu bebê está ou não oficialmente desfraldado de dia e já tem gente te lembrando de que daqui a pouco começa a fase do desfralde noturno.

E ontem, olhando dois minutinhos para o nosso passado, enquanto celebrávamos os seus três anos, tanta coisa mudou. Parece que tudo aconteceu. Coisas boas e ruins. Felizes e muito tristes. E nesse meio tempo, ela deixou de ser bebê pra se tornar uma criança linda, extrovertida, inteligente e companheira.

Pisquei. Já tá na hora de comprar o material escolar pra alfabetização?

 

Imagem: freedigitalphotos.net

 

mudar de emprego após a chegada dos filhos
Postagem anterior
Profissão: Faça você mesmo a sua
Próxima postagem
Cuidados essenciais para a roupa do seu filho durar mais

23 Comentários

  1. Elaine Rocha
    21 de agosto de 2013 at 8:32 — Responder

    Esses dias a minha Marina (3) passou a me chamar de mamãezinha querida e me dar abraços inesperados! E é tão bom ver que ela está crescendo e se tornando carinhosa conosco…ela faz birra, ela testa nossos limites, faz tudo que uma criança de 3 anos faz, mas quando do nada manifesta carinho comigo ou com meu marido é que a gente tem certeza de que tudo, tudo que fazemos com amor não tem como dá errado!!!E é por isso que estamos esperando o 2º Baby!!! A Marina acertou que eu estava grávida e fala que será outra menina!!! Saberemos em Setembro!!! Já pensaram 2 fofoletes me chamando de mamãezinha querida…!!!
    Tudo de BOM para sua família, bjo!

    • Camila
      21 de agosto de 2013 at 16:55 — Responder

      Elaine, que bom que você vai conseguir sentir tudo isso de novo com seu próximo bebê. Felicidades!

  2. Mari
    21 de agosto de 2013 at 10:08 — Responder

    Estou passando exatamente por isso com a minha filha e li seu texto entre lágrimas, lembrando de quando ela era o meu bebê, pois agora ela diz que não é mais bebê e sim uma mocinha…
    É muito bom ver que aquele pingo de gente virou uma criança feliz, cheia de vida e cheia de atitude. Mas não posso negar que sinto muitas saudades da minha recém nascida…

    • Camila
      21 de agosto de 2013 at 16:56 — Responder

      Essas “pingas” estão eternamente dando uma lição ou outra de moral na gente, né? Sinto saudades do meu bebezinho, mas estou me divertindo muito com a minha moleca cheia de atitude! Beijoca

  3. Claudia
    21 de agosto de 2013 at 10:09 — Responder

    Nossa, Fernandinho esta chegando ao seu primeiro aninho e já estou com essa sensação Camila. Parece que foi ontem que tudo aconteceu e hoje ele já parece tão independente… Não quer mais o peito, o colo só serve quando esta com sono, porque agora a graça é ficar em pé e dar seus primeiros passos.
    É uma sensação muito boa mesmo, apesar de todo cansaço e estresse devido a correria do dia a dia.
    Parabéns pra Vicky e felicidades pra família!!! Sds bjks Cacau

    • Camila
      21 de agosto de 2013 at 16:59 — Responder

      Cacau, parece que foi ontem que eu estava curtindo suas fotos barrigudas. Se prepara que depois de um ano, cada dia é uma novidade diferente. E quando vc estiver se acostumando com um jeito, ele vai mudar pra outro jeito. Ser mãe é estar sempre correndo atrás do prejuízo, hahaha. Beijocas

  4. Barbara Bortolin
    21 de agosto de 2013 at 10:34 — Responder

    Sinto a mesma coisa com a Laura. Ela cresce tão rápido, o tempo passa tão depressa, que sinto não acompanhar e tenho medo de perder alguma coisa. Fala o tempo todo das festas das amiguinhas, diz que não quer fazer capoeira porque nenhuma das amigas fazem – só os amigos, o que significa que capoeira é coisa de menino! Apesar de todas as conversas, explicações e argumentos, ela quer porque quer a festa de aniversário da Minnie. E quer que todos vão. Desde o Pluto, Pateta, até a Cinderela, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho.Ah, e não aceita ser chamada de Laurinha, porque não é mais uma bebê. Agora só pode ser chamada de Lalá. E eu tentando acomapnhar tudo isso….

    • Camila
      21 de agosto de 2013 at 17:01 — Responder

      Barbara. Me lembro da gente fazendo adaptação das meninas na mesma semana, sendo que Laurinha era aquele cotoquinho que não tava nem aí e dona Vicky abria um berreiro a cada 2 segundos e foram os 6 meses mais longos da minha vida. Hahahaha. E hoje, elas e toda aquela turminha se adorando, amando uma farra, e amigos pra valer. Está sendo uma delícia acompanhar a vida deles lá na creche. Todos eles, cada dia um pouquinho mais diferente. Beijocas

  5. Marcela
    21 de agosto de 2013 at 12:06 — Responder

    Ai, Camila… Chorei lendo seu texto porque senti isso em dobro, primeiro com o Pedro, agora com 7 anos, e depois com a Carol que fez 4 (Carol, não, Carolina, porque é assim que ela gosta). Cada dia é uma uma frase nova com a conjugação perfeita dos verbos e concordâncias, agora já escreve o próprio nome e quer aprender a escrever os nossos e das amigas. A gente pisca e já tem outra novidade e tem que correr pra acompanhar… Saudades dos meus bebês, mas a cada dia aparece mais uma coisa maravilhosa pra gente curtir e ficar na lembrança amanhã!

    • Camila
      21 de agosto de 2013 at 17:03 — Responder

      Marcela, ainda lembro da Carolina recém-nascida e você com toda a calma do mundo me dizendo “Camila, vai dar tudo certo! Dá pra trabalhar sim, eles dormem muito nessa época. Piora só depois do quinto mês, vamos em frente, não fica com medo não”. Hahahahahaha parece que foi ontem e hoje estamos aí com as meninas cheias de histórias pra contar. Eu tô me sentindo a própria velha coroca lembrando do “passado” e a verdade é que tudo isso aconteceu ONTEM?! Beijoca imensa

  6. 21 de agosto de 2013 at 17:53 — Responder

    Não viu nada quando ficar adolescente então.
    Chorei muito quando minha filha veio apresentar seu namorado.
    Como crescem rápido, o importante é curtir cada momento.
    Abraço,
    Toninha
    http://www.educar-oprimeiropasso.com/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    • Camila
      22 de agosto de 2013 at 12:09 — Responder

      Toninha, não estou preparada para pensar em adolescência, nossa! Mas você tem razão: todo dia uma curtição sem fim. Beijos

  7. Fabiana
    21 de agosto de 2013 at 18:45 — Responder

    Se piscar novamente vai levar outro susto! Até o dia que você se pergunta quem é essa mulher que está andando pela casa, com pelos em todos os lugares, roubando a sua maquiagem e experimentando (de verdade) os seus sapatos de salto (que diga-se de passagem ela usa com muito mais destreza do que eu!) A minha pequena que já esta com 13 anos e até hoje eu sou atropelada por essas perguntas!
    beijos
    Fabi

    • Camila
      21 de agosto de 2013 at 18:49 — Responder

      Fabi nao me fala em pelos. Eu ainda estou na fase de morder o bumbum quando ela tira calcinha ou fralda! Hahahahaha

  8. Cecilia Lopes Passos
    22 de agosto de 2013 at 1:30 — Responder

    Camila, também morro de saudades da minha bebezinha. Mas agora ela me diz todo dia,”Amanhã vou dar minhas chupetas para os bebezinhos”. Mas quando chega o amanhã, ela repete a mesma frase dizendo, “Hoje não. Amanhã eu vou dar…”kkkk. Aliás essa noção do amanhã e do ontem deles é muito engraçada. Na véspera da festa de aniversário de 3 anos ela ficou o dia inteiro ouvindo que a festa seria no dia seguinte “amanhã”. Quando ela acordou no dia da festa, eu falei toda animada pra ela “Bia hoje é a sua festa”. Ela olhou pra mim meio espantada e falou “Mas hoje é amanhã?”
    Quanto ao desfralde, eu essa semana tive coragem e tirei a fralda noturna (na realidade esqueci de comprar mais fraldas). Afinal ela tem acordado de fralda seca a mais de 3 meses. Só para contrariar na primeira noite acordou toda molhada, mas por enquanto foi só na primeira. E ela está toda feliz que não usa mais fraldas. Hoje ela usou pela primeira vez uma havaiana sem elástico atrás, e ficou toda boba dizendo que era igual a minha e corria e pulava pela casa dizendo que não saia do pé. Morri de rir.
    Apesar das saudades, elas estão numa fase muito boa e divertida e não podemos deixar de curtir.
    Beijinhos, Cecilia

    • Camila
      22 de agosto de 2013 at 12:08 — Responder

      Cecilia, eu também acho que elas estão numa fase ótima! Todo dia uma brincadeira diferente, é uma interação constante né? E com uma inocência que me leva às lágrimas muitas vezes. Essa coisa das havaianas sem elástico já rolaram também lá em casa, foi uma farra que parecia que tinha ganhado na loteria. o bom de ser criança é isso né? Cada besteirinha é uma descoberta fenomenal. Beijoca e até sábado.

  9. 22 de agosto de 2013 at 11:51 — Responder

    Querida Camila, que delícia esse texto! Laura está nessa fase também, quer dizer, nós aqui estamos nessa fase de perceber o quanto ela está crescendo. Tem dia que ainda quer ser um bebezinho e tem medo de perder suas roupas preferidas (acredita que ela faz essas contas?) e tem dias que não aceita de jeito nenhum ser a “pequena” da mamãe. Li o seu texto com lágrimas nos olhos… E qual não foi a minha emoção ao ler “Agora ela quer um patinete igual ao da Marina”… Esse é aquele patinete que eu comprei pra Laura aos dois anos (num delírio precipitado) e que, depois da nossa mudança, ficou com a Marina! Não é? Que saudades de vê-las brincando juntas!

    Beijos e até breve! 🙂

    • Camila
      22 de agosto de 2013 at 12:06 — Responder

      Carolina, vou te mandar fotos por e-mail de uma manhã na pracinha do Bairro Peixoto, Vicky se deliciando com o patinete da Marina. E desde então isso é tudo o que ela pede pra gente dar pra ela. Muitas beijocas

  10. 22 de agosto de 2013 at 18:09 — Responder

    Que texto lindo! Chorei.. E João só tem 5 meses e meio.. O que será de mim quando ele tiver 3 anos?! Rsrs
    Um beijo enorme!

  11. vanessa
    24 de agosto de 2013 at 18:21 — Responder

    BOA NOITE
    ESTOU PASSANDO POR TUDO ISSO….MEU PEQUENO ,AGORA GRANDE GABRIEL ACABOU DE FAZER 3 ANOS TAMBEM…..

  12. claudia
    24 de agosto de 2013 at 22:09 — Responder

    O Dudu cresceu muito rápido tb. Fez 3 anos em maio…ontem quis saber pq o leite delicioso do meu peitinho acabou? “Tem que colocar mais…”
    Agora já sabe todas as letras do alfabeto e conta até 20 sozinho!
    Tenho saudades demais do bb q ele era. Mas já estou pensando em encomendar o próximo. Ele quer um menino e uma menina. Pra que?
    “Pra brincar comigo!”

  13. Eliandra
    14 de Maio de 2014 at 16:36 — Responder

    a minha piquena esta com 7 uma verdadeira moçinha , carinhossa que só ela esta na faze que nao quer andar muito de maos dadas comigo e com o pai ou é um ou é o outro senao ela parese mtt bebe ai meu Deus é um sarro , mais eu amoo tudo isso !

    • Camila
      21 de Maio de 2014 at 23:57 — Responder

      Eliandra e tem como ser diferente? Beijoca

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Meu bebê cresceu. Como isso foi acontecer?