Mitos e verdade sobre a amamentação

Esse texto começou como muitos outros, respondendo dúvidas de nossas queridas leitoras. Primeiro recebemos  o relato de um mãe de primeira viagem havia brigado com a sogra, que insistia que ela tomasse cerveja preta todos os dias para aumentar a produção de leite. Depois, recebemos uma outra dúvida de uma grávida, que tinha próteses de silicone e acreditava não poder amamentar. E assim surgiu esse texto, caçando mitos e verdades sobre a amamentação. 

 

1. Muitas mulheres não produzem leite suficiente. *MITO* A maioria das mulheres produz leite em quantidade suficiente para alimentar seus filhos. Algumas podem até produzir muito mais do que outras, mas é raro haver produção de leite insuficiente. Em alguns casos, o bebê não ganha peso por não estar posicionado corretamente ao seio e a pega não estar correta. O ideal é que você tire todas as suas dúvidas antes de sair da maternidade ou procure um banco de leite em sua cidade para te ajudar. A pega correta, a posição do bebê ao seio são fatores que interferem mais do que imaginamos.

 

2. O bebê precisa mamar pelo menos 20 minutos em cada seio. *MITO*  Se o seu bebê é do tipo faminto e mama bastante logo na primeira mama, pode ser que ele nem queira ver a cara da segunda. Por outro lado, se o seu bebê é bem preguiçoso e dorme mais do que mama, ele com certeza irá precisar de mais do que 20 minutos. Antigamente se acreditava que 90% do leite é consumido nos primeiros 10 minutos de cada mamada, mas já existem novos estudos provando que isso é mais um MITO. O Centro de Incentivo e Apoio ao Aleitamento Materno da Unifesp recomenda que o bebê mame ao menos 15 minutos na mesma mama para sorver o leite posterior e ter um bom ganho de peso. O leite posterior é rico em calorias.

 

3. Suplementos de ferro e vitamina D são imprescindíveis para o bebê que é amamentado exclusivamente ao seio. *MITO* O bebê nasce com o fígado cheinho de vitamina D, sem contar que o leite materno também contém um pouco dessa vitamina. O melhor remédio aqui é ativar a vitamina D expondo o bebê aos raios solares (nos horários apropriados). Apenas em casos onde a mãe tenha tido carência de vitamina D durante a gravidez haverá a necessidade de que mãe e bebê recebam suplementação. Com relação a quantidade de ferro oferecida, desde que o bebê seja considerado a termo (40 semanas), a quantidade de ferro obtida através do leite materno será mais do que adequada nos primeiros seis meses.

 

4. Não é preciso lavar o bico do seio antes de amamentar. *VERDADE* Lavar as mãos é o maior cuidado que qualquer pessoa deve ter para manter bactérias e vírus bem longe. Não se recomenda lavar o bico do seio a menos que haja algum medicamento aplicado. Lavar o seio pode ressecar a pele do bico deixando-a mais sensível e favorecendo aparecimento de feridas. 

 

5. A mãe que amamenta deve fazer dieta, pois o que come pode dar cólicas no bebê. *MITO* Não existe nenhum estudo que comprove que a alimentação da mãe possa ser a causadora de desconforto no bebê. A alimentação deve ser balanceada e saudável, bons hábitos alimentares são essenciais no dia a dia de qualquer pessoa, e uma lactante se beneficiará bastante. O seu médico pode sugerir porém, que você evite alguns alimentos que possam causar gazes (feijão, alho, comidas apimentadas).

 

6. Para produzir muito leite é preciso beber muito leite, comer canjica e tomar cerveja preta.  *MITO*  Não existe qualquer relação entre a ingestão de qualquer alimento e o aumento ou diminuição da produção de leite. O melhor “remédio” para continuar produzindo leite é amamentar. Quanto mais o bebê mamar, mais leite a mãe vai produzir. Três são os fatores para que a mãe tenha leite: hidratação, descanso e  a sucção regular do bebê.

 

7. Mulheres com implante de silicone ou que fizeram cirurgia de redução de mama podem amamentar.  *VERDADE*  Não existe qualquer evidência científica que suporte essa teoria. Nos dois casos é importante que os médicos tenham preservados ductos e tecidos. Em alguns poucos casos, poderá não haver uma grande produção de leite, mas isso não impede que a amamentação aconteça, ela só não será exclusiva.

 

8. Mulheres com seios grandes produzem mais leite do que as mulheres com seios pequenos. *MITO* Aqui, tamanho não é documento. Quem afirmou isso foi alguém lelé da cuca.

 

9. Mulheres sem bico do seio formado ou com bicos invertidos podem amamentar. *VERDADE*  Sim, é mais fácil quando o bico do peito se ajusta à boca do bebê, mas a ausência dele não inviabiliza a amamentação. Mulheres grávidas já são (ou deveriam ser) orientadas durante o pré-Natal para serem bem sucedidas durante a amamentação. Informe-se com seu médico ou em bancos de leite.

  

10. Você precisa preparar os seios durante a gravidez. *MITO* Um dos primeiros sinais da gravidez é o aumento dos seios, eles irão sofrer muitas alterações ao longo de toda a gravidez. A área em torno dos mamilos vai engrossar (o tecido se torna mais grosso) e as glândulas existentes nas auréolas vão produzir óleos para lubrificar e proteger o bico. Quando o bebê mamar pela primeira vez, o hormônio oxitocina automaticamente torna seus mamilos mais flexíveis para proporcionar o encaixe perfeito, portanto não é preciso preparar os seios durante a gravidez. 

 

Amamentar nem sempre é tão fácil, mas está longe de ser um monstro de sete cabeças. A amamentação é saudável para a mãe e o bebê, é emocionante, promove momentos de amor e é econômico. Busque apoio dos familiares e amigos queridos, ajuda profissional em caso de dúvidas ou incertezas, mas saiba que mesmo com toda a ansiedade, você é capaz. 

 

Crédito de imagem: Christine Rogers

Postagem anterior
O valor do dinheiro para crianças pequenas
Próxima postagem
Brincando com papel kraft

2 Comentários

  1. Rocio
    16 de Janeiro de 2014 at 15:59 — Responder

    Acho muito desagradavel esa presao no brasil sobre a amamentacao, eu sofri muito e nao foi praseroso. Cuando voltei ao meu país foi um alivio porque meu medico me ajudo a entender que o importante e se sentir a gosto con seu corpo e alimentar ao bebe com vontade. hoje existen muitos leites artificiais bons que remplacan a amamentacao. Nao entendo por que aquí e tao importante esa questao; por que e cuasi obligatorio dar o peino ao bebe, acho uma falta de respeito nao ouvir a mamae que nao deseja dar o peito o sofre amamentando. Nao estamos na africa onde uma mamadera e mortal para os bebes por causa da higiene da agua; la e sim obrigatorio dar o peino. Nao quero dicer que nao apoyo a amamentacao. So no estou de acordó com a presao

  2. Ana Paula
    20 de Março de 2016 at 2:32 — Responder

    Disse td te apoio e concordo com td q VC declarou penso o mesmo 😉

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Mitos e verdade sobre a amamentação