Pai não ajuda, pai cuida

Existe coisa pior do que ouvir: “e seu marido, te ajuda?”

 

Pai não ajuda, pai cuida. Repete.

Podem me chamar de chata, mas se tem uma coisa que sempre me incomodou é essa história de falar que fulano é um ótimo pai porque ajuda muito. Pai não é coadjuvante, não é assistente de mágico, nem instrumentador. Ele não está fazendo nenhum favor ou quebrando um galho pra mãe. Pai não ajuda ninguém, pai cuida.

Vocês podem estar achando um detalhe bobo, mas é muito sintomático valorizar um pai usando o verbo ajudar. Achou exagero? Vamos a uma pergunta simples então: você já usou essa palavra para elogiar uma mãe? Experimenta falar em voz alta, só pra ver como soa ridículo: Nossa, ela é uma ótima mãe, ajuda muito.

Oi? Hein? Não, né?!

Pai cuida

Por favor, entendam que isso não é um texto para estimular a competição entre o casal para ver quem faz mais. Não é nada disso. Não jorra leite do peito do pai e a mãe vai ter mais trabalho no cuidado direto com o bebê durante o período da amamentação mesmo. Tudo bem, a gente aceita de bom grado – e eu não transferiria essa tarefa para outra pessoa mesmo se pudesse. Mas, de resto, o pai pode fazer tudo. Mais do que fazer isso ou aquilo, a responsabilidade é dos dois e a palavra ajudar não faz sentido para descrever um bom desempenho da função paterna.

Pai e mãe cuidam. Cabe ao casal decidir de acordo com a rotina, carga de trabalho e disponibilidade, a divisão de tarefas no cuidado com o filho.

Ajudei? 😉

 

 

Imagem: Shutterstock

Manifesto da mãe imperfeita
Postagem anterior
Manifesto da mãe imperfeita
Próxima postagem
Espumante para grávidas

12 Comentários

  1. 8 de Abril de 2015 at 13:10 — Responder

    Fico besta com isso também. Meu marido cuida muito do nosso filho. Claro que eu fico mais tempo, ja que não trabalho fora. Ainda não troca fraldas e nem dá banho sozinho, mas é super participativo ‘-‘

    • Rodolfo
      9 de Abril de 2015 at 22:02 — Responder

      Lary, não existe “ainda” para pai. É exatamente o que o texto quer dizer. Pai só não pode amamentar, de resto pode (e deve!) fazer tudo, desde a maternidade.

  2. paloma cardozo
    13 de Abril de 2015 at 14:27 — Responder

    Olha tenho 3 filhos… uma de 10 anos, um de 6 anos e a caçula de 9 meses.. meu marido cuida, ajuda, cria, troca fralda, da banho e como nossa nenem não mama mais no peito ele fica com ela uma noite sim e uma não…revezamos para que os dois tenham tempo de descansar… é um ótimo pai e sabe muito bem oq tem que fazer…muitad vezes até melhor que eu

  3. Josie
    14 de Abril de 2015 at 6:02 — Responder

    Gostei bastante do texto. Todavia, não condiz com a minha realidade, já que o pai do meu bebê não mora comigo e vem apenas aos domingos.
    Adoraria ler textos a respeito da carga absurda de responsabilidade que uma mãe solo possuo.

  4. lorena moura
    5 de Maio de 2015 at 16:17 — Responder

    ADOREI O TEXTO, TODA A COLOCAÇÃO, ESTOU GRÁVIDA (NOSSO PRIMEIRO FILHO (A)), MAS CONCORDO PLENAMENTE COM SUA POSIÇÃO EM RELAÇÃO AOS PAIS, EU PENSO DA MESMA FORMA! PARABÉNS!!! VC TEM FEITO UM ÓTIMO TRABALHO AQUI NO MUNDO OVO, ASSUNTOS INTERESSANTES E Q CONDIZEM COM NOSSA REALIDADE!

  5. Luciena
    5 de Maio de 2015 at 16:22 — Responder

    Tenho em casa um BB de 11 meses… E desde a gravidez meu marido é bem participativo, odeia o termo AJUDAR, mesmo pq ele não ajuda… Ele CUIDA mesmo, troca fraldas, da banho, faz mamada, conta estórias… E qdo BB era mais novinho que acordava varias vezes na noite, ele me via exausta, ele ia lá, acalentava e se fosse uma coisa que não pudesse resolver, tipo amamentar, ai sim eu entrava em “campo”!! Passou o tempo que o pai era mero reprodutor!!!

  6. Ludmila
    6 de Maio de 2015 at 17:23 — Responder

    Esse texto super me representa! A diferença é que isso não me incomoda, me irrita mesmo… Muito! Ouvi muito… Com direito a minha própria mãe falar que meu filho tinha muita sorte por não ter um pai, ter um pãe. Pãe?! Oi?! Meus hormônios gritaram e eu acabei na hora com a palhaçada… Meu filho tem mesmo muita sorte, mas por ter um PAI e uma MÃE!

  7. Cynthia Costa
    6 de Maio de 2015 at 21:16 — Responder

    Continuando: …fazer comida, dar banho, colocar pra dormir, etc… Ele brinca, conversa, mas cuidar mesmo, dividir, não! Queria convencê-lo de q é importante esse vínculo, mas tá difícil…

  8. Bianca
    12 de Maio de 2015 at 15:03 — Responder

    O que me incomoda também é o fato da maioria das publicações sobre bebê seja voltado para a mãe. Mãe, mãe, mãe, só se fala em mãe. Cadê o pai? O pai não lê? Não se prepara? Não tem dúvidas?

    • Camila
      12 de Maio de 2015 at 17:35 — Responder

      Oi Bianca, já fizemos alguns posts para os pais e temos um pai que de vez em quando escreve pra gente. Existem vários blogs específicos para pais, escrito por pais. E MUITOS dos nossos posts são “unissex”, livres de gênero. Mas aqui no Mundo Ovo, nosso público leitor é composto basicamente de mães, então é pra elas (vocês) que nós escrevemos. Bjos Camila

  9. Fernando
    27 de Maio de 2015 at 13:00 — Responder

    PARABÉNS ESTÁ É UMA DEFINIÇÃO DE PAP
    AI.

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Pai não ajuda, pai cuida