Ácido fólico, tão simples e tão importante. Saiba porquê.

Está comprovado que a ingestão diária de 400 microgramas de ácido fólico na gravidez, reduz de 50% a 70% a ocorrência de defeitos congênitos do fechamento do tubo neural do bebê. Os defeitos do tubo neural são malformações que ocorrem na fase inicial do desenvolvimento fetal, mais precisamente entre a terceira e a quinta semana de gestação, envolvendo a estrutura que dará origem ao cérebro e à medula espinhal. A anencefalia e espinha bífida respondem por cerca de 90% de todos os casos de defeitos do tubo neural.

Pelos estudos hoje disponíveis, o Brasil está no patamar dos países com as mais altas taxas de defeitos do tubo neural. Entre as causas mais prováveis está uma nutrição deficiente em relação ao ácido fólico.

Apesar de não se saber exatamente qual o mecanismo pelo qual o ácido fólico previne os defeitos do tubo neural, acredita-se que o seu sabido papel na multiplicação celular é importantíssimo. Sendo assim, o ácido fólico tem que estar em quantidades adequadas no sangue materno no período que precede a fecundação, e também no primeiro trimestre.

Se engravidar está nos seus planos, consulte seu médico, ele provavelmente irá prescrever suplementação de ácido fólico.

Como nutricionista, sugiro que você inclua alguns desses alimentos no seu prato: vísceras, feijão, vegetais de folhas verdes como o espinafre, aspargo e brócolis, abacate, abóbora, batata, carne de vaca, cenoura, laranja, leite, maçã, milho, ovo, queijos.

Dica: A quantidade de ácido fólico em vegetais cozidos diminui em 50%.

 

Crédito de imagem do post : Supertrooper

receita de fondue de queijo
Postagem anterior
Fondue dos namorados de final de semana
Próxima postagem
As aventuras de Sophia na França

2 Comentários

  1. 1 de novembro de 2014 at 13:45 — Responder

    Boa tarde, onde encontro o livro Aventuras gastronômicas de uma mãe de primeira viagem da Patricia Smith. Obrigada!

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Ácido fólico, tão simples e tão importante. Saiba porquê.