Para os amantes da culinária, cariocas ou não, o sobrenome Troisgros deve dizer alguma coisa. Talvez você já tenha visto um cara bem divertido e com um sotaque engraçado, falando português em um programa de culinária da TV a cabo, o nome dele é Claude Troisgros.
O nome Troisgros circula no cenário gastronômico há pelo menos três gerações. A família começou sua tradição na França dos anos 30. Pioneiro, Jean-Baptiste, o avô de Claude foi quem começou uma revolução no cenário gastronômico francês.
Pierre, pai de Claude e irmão de Jean, foram encorajados a seguir essa forma inquieta e ilimitada de cozinhar, definida por Jean-Baptiste como “a capacidade de harmonizar os tesouros da terra“. Os irmãos Troisgros, junto com o grande amigo Paul Bocuse, inspiraram a revolução que até hoje suscita polêmica em todo o mundo: a nouvelle cuisine.
Nascido nessa família de alquimistas, não se poderia esperar menos de Claude Troisgros, um dos grandes nomes da gastronomia internacional no momento e principal construtor da ponte entre as cozinhas francesa e brasileira.
Claude Troisgros chegou ao Brasil há 32 anos para desbravar a gastronomia carioca no famoso restaurante Le Pré Catalan. No Rio de Janeiro formou família e criou sua marca registrada, a mistura de ingredientes e sabores brasileiros, com os clássicos da gastronomia francesa. Quem poderia ter pensado em fazer caviar de tapioca?
No restaurante Olympe, no Rio, reconhecido inúmeras vezes pela crítica como o melhor restaurante francês da cidade, serve pratos fascinantes, a começar pelo biscoito de polvilho gourmet, seguindo pelo ravioli recheado de mousseline de inhame com molho de trufa branca, filé de linguado grelhado com banana e o famoso cheesecake caramelado com calda de goiaba – umas das melhores adaptações do Romeu-e-Julieta para o paladar da alta cozinha.
Nos últimos anos inaugurou novos restaurantes seguindo a cozinha francesa, mas com propostas diferentes: CT Brasserie , CT Boucherie e mais recentemente a CT Trattorie.
Seu filho Thomás, surge como a quarta geração dos Troigros que pilotam uma cozinha inteira. Aos 10 anos de idade, quando morou na França, teve sua iniciação na cozinha guiada pelo avô Pierre Troisgros e pelo tio Michel, com os quais aprendeu a importância de valorizar os ingredientes da terra.
A receita dessa família com certeza, o sucesso!
Sugerimos para o Dia dos Pais, três receitas bem fáceis de fazer, e dependendo da idade dos seus filhos, você ganhará alguns ajudantes para tornar este dia mais feliz e especial.
2 Comentários
me parece interesante experiementar con nuevos ingredientes que no son comunes en mi país.
sou estudate de gastronomi na FPM PATOS DE MINAS.
FIQUEI FASCINASDA PELA HISTORIA DA FAMILIA DOS TROISGROS.