Eu não nasci pra ser mãe

A maioria de nós já teve este dia de culpa. O sentimento vem forte em dias de cansaço extremo. Sabe como é? Acordou mais cedo do que gostaria. E tonta de cansaço deu uma topada na mesinha de cabeceira. O mais velho acordou com febre, você tem uma reunião e a sua mãe está atrasada pra ficar com o seu menor, que, voilà, acabou de derrubar a mamadeira na sua única camisa limpa. Você, finalmente, sai de casa meia hora mais tarde do que deveria, senta no seu carro e, exausta, se lembra que o seu dia ainda está só começando. E é nesse momento, entre lágrimas que você chega a conclusão que você não nasceu pra esse troço de ser mãe.

É claro que existem mulheres que não nasceram pra serem mães. Algumas não tiveram filhos e outras tiveram. Mas, de verdade, se você investe parte do seu precioso tempo pra ler o Mundo Ovo diariamente, ou mesmo esporadicamente (obrigada!), isso significa que você se importa em ser uma boa mãe. E essa é toda a prova que você precisa para entender que você nasceu SIM para ser mãe.

Não vou dizer pra você não entrar nessa viagem ao fundo do poço da culpa. Afinal, apesar da roupa brilhante de Mulher Maravilha, somos humanas, meninas. E a gente erra, se cansa, fica de saco cheio de marido, filho, mãe, sogra, irmão e cunhada. E fica com inveja das amigas que tem mais dinheiro, mais paciência, mais glamour. E fica com mais inveja ainda daquela atriz que tem filho e no dia seguinte já perdeu os 38 quilos que ela ganhou na gravidez. E continua linda, saltitando e participando de um evento com tapete vermelho na semana seguinte. E você continua chorando no banheiro seis meses depois.

Obviamente que estou exagerando para melhor efeito dramático. Mas a verdade é que alguns dias são mais difíceis do que outros. Nesses momentos, depois de se banhar nas lagrimas e na sua culpa, que você deve se lembrar de dias mais leves. (E comer uma panela de brigadeiro).

Pra voltar a ficar feliz, eu gosto de me ater aos pequenos detalhes, pequenezas e vitórias da minha filha: o primeiro dia da semana em que ela dormiu a noite toda na própria cama; quando ela passou a se esforçar para trocar o L pelo R; quando ela passou o dia inteiro usando seu penico sem errar, quando ela se aninha nos meus braços e me beija 10 vezes contando cada um deles, só para provar que ela já sabe contar ate 10. E mais tantas outras miudezas que eu quase explodo de amor.

E quando esse sentimento tão forte, tão materno me atinge, eu jogo a culpa longe e me arrependo imediatamente de sequer ter pensado que eu, logo eu, essa mãe espetacular que eu me tornei, poderia ter nascido para qualquer outra coisa que não fosse ser mãe. (Nessas horas, não recomendo modéstia).

Que hoje não seja um desses dias. Que hoje o dia tenha começado sereno, com direito a beijos, abraços e cinco minutos a mais para brincar de boneca ou bicicleta com seus pequenos. Que esteja todo mundo saudável, de roupa limpa, que seu companheiro esteja contente e que seus projetos pessoais estejam bem encaminhados.

E que se hoje for um desses dias cheios de fúria, culpa e frustração, que você possa encontrar um pouco de conforto nas nossas palavras e desabafe um pouco com a gente aqui nos comentários  Porque somos garantia de ombro amigo todos os dias.

 

Imagem: Armando Maynez

 

 

 

 

Postagem anterior
apps para facilitar e incrementar o desfralde
menu infantil saudável
Próxima postagem
Menu infantil - a caça de um que sirva

28 Comentários

  1. Lu
    18 de Fevereiro de 2013 at 10:40 — Responder

    #chorei

    • Camila
      18 de Fevereiro de 2013 at 15:13 — Responder

      Obrigada Lu. O objetivo não é fazer ninguém chorar, claro, hahaha, mas se identificar. Juntas nos livraremos desta culpa eterna! Beijo

  2. Renata
    18 de Fevereiro de 2013 at 14:58 — Responder

    Quando bate essa vontade de dizer que não nasci pra ser Mãe , lembro da luta pra engravidar e de realizar o grande sonho e passa rapidinho….adoreiiiiiiiiii…..

    • Camila
      18 de Fevereiro de 2013 at 15:13 — Responder

      verdade! penso na mesma coisa. demorei tanto pra conseguir engravidar, pedi tanto. não dá pra querer devolver, né? beijo!

  3. 25 de Fevereiro de 2013 at 15:11 — Responder

    Adorei, Camila!
    Quando a culpa começa a me rodear e me sinto a pior das mães, penso nas gargalhadas que minha filha de 6 meses dá, e do quanto eu quero que elas continuem sendo muitas durante a vida dela. Preciso ter força e persistência para ajudá-la a ser muito feliz!

    • Camila
      25 de Fevereiro de 2013 at 15:20 — Responder

      Penso que tudo começa quando a gente não dá mais conta de depilar, tirar a sobrancelha, fazer ginástica, ver televisão, procrastinar, trabalhar e ler revista de moda enquanto também amamenta, cuida da casa, das papinhas, das idas ao pediatra, das vacinas no posto de saúde, das campanhas de conscientização por uma vida mais green. De repente a vida fica toda cronometrada e você já não é mais dona do seu tempo. Aí é que a coisa pegou pra mim. Hoje, quando as pessoas perguntam qual é a coisa mais importante na bolsa de uma mãe e elas respondem “pomada”, “chupeta”, “gel para limpar as mãos” “lenços umedecidos”, eu acho que estão todas equivocadas. A coisa mais importante na bolsa de uma mãe é a agenda. Beijoca

  4. Viviane
    12 de julho de 2013 at 20:02 — Responder

    Me identifiquei totalmente. E hoje estou em um daqueles dias que seria preferível nem ter saído da cama… bjos e força para todas nós…

  5. Paula
    7 de novembro de 2013 at 9:49 — Responder

    Camila!!! Hoje foi um começo de dia difícil…uma madrugada longa com reunião às 8hrs da manhã tendo que atravessar toda a cidade…e com um sentimento de culpa e incompetência!!! Ler o post me ajudou a ver que não estou sozinha…um beijo grande

  6. Mari
    14 de julho de 2015 at 12:30 — Responder

    Hoje foi um daqueles dias em que planejamos um delicioso passeio ao ar livre e ele acaba em um megasurto do filho maior e do pequeno aos berros no carrinho enquanto TODOS a sua volta passam olhando com aquela cara sabe!?
    😰

    • Camila
      14 de julho de 2015 at 13:09 — Responder

      Sei. No sábado eu literalmente desisti do passeio no meio do caminho e voltei pra casa irritada, chateada, exausta e larguei ela de cara pra TV até a hora de dormir e fiquei escondida no meu quarto. Que droga. 🙁

  7. rafaela
    14 de julho de 2015 at 20:45 — Responder

    estou há duas semanas com a minha pequena grande Bárbara de um ano e seis meses assim. Acorda todo dia na madrugada e vai até de manhã cedo chorando. Grita e chora por tudo, não aceita um não, um gênio do cão também! Extremamente cansada.. Através do texto ainda tenho esperança de dias melhores.. Sempre leio e acabo me confortando e vejo que não sou a única passando por isso e me sentindo uma péssima mãe! Beijos!

    • Camila
      15 de julho de 2015 at 15:21 — Responder

      Rafaela. A minha vai fazer cinco anos e continuo lidando diariamente com esse monstro chamado “gênio do cão”. Imagina na adolescência? Eu, que moro sozinha com ela, literalmente digo “mamãe precisa de um tempo” e me tranco no banheiro e faço meditação com cinco minutos pra me acalmar e parar com a gritaria que se instala. Tô passando por uma fase difícil com ela nesse momento. O pior é que tinha melhorado muito. Aí regredimos. Mas respira fundo, medita e vamos em frente.

  8. Ju
    14 de julho de 2015 at 21:01 — Responder

    Hj estou nesses dias. E claro não poderia deixar de pensar. Será que nasci pra ser mãe? !?!

    • Camila
      15 de julho de 2015 at 15:22 — Responder

      Força e pensa que você foi escolhida. Ou seja: claro que nasceu!

  9. Danielle
    14 de julho de 2015 at 21:33 — Responder

    Definitivamente você é minha gêmea separada na maternidade rsrs Parece que tira o texto dos meus dedos.
    Muitas vezes calha do texto combinar perfeitamente com meu momento. A minha semana passada foi assim é quase pirei. Muita pressão no meu trabalho, muita no trabalho do marido, minha filha de quase 3 anos entrando vá idade com chave de ouro, abrindo sua fase threenager.
    Obrigada, Camila!
    PS. Esse negócio da página recarregar no meio do comentário é desesperador, perco tudo!

    • Danielle
      15 de julho de 2015 at 14:03 — Responder

      Cheio de erro de português pelo maldito corretor automático.

      • Camila
        15 de julho de 2015 at 15:30 — Responder

        hahaha maldito corretor automático!

    • Camila
      15 de julho de 2015 at 15:23 — Responder

      Hahahah Danielle adorei seu comentário. Obrigada pelo elogio e por se identificar com a gente. essa vida de pressão acaba matando a gente. (ps: eu seiiiii, mas temos que ter, então só posso fazer carinha triste 🙁 )

  10. Amanda
    14 de julho de 2015 at 21:56 — Responder

    Parabéns Camila pelo texto, tão bom e tão sincero que me fez comentar (e olha que quase nunca comento em blogs)!

    Certamente iluminou o meu dia! Obrigada de uma mãe para outra!

    • Camila
      15 de julho de 2015 at 15:24 — Responder

      Amanda, obrigada a você por ler e comentar. Que bom que ajudou de alguma forma! Beijos

  11. Fabiana Serrato Bordoni
    15 de julho de 2015 at 1:50 — Responder

    São 2:00 da manhã de quarta, acabo de amamentar. Dormi sem banho. E dormi pensando justamente nisto: será que tem mais alguém no mundo passando por tudo isto também?
    Obrigada por compartilhar!

    • Camila
      15 de julho de 2015 at 15:25 — Responder

      Banho pra que, né? Tem dias que é desesperador. Mas vai melhorando. Te juro. Vai chegar o dia que vc vai poder se trancar no banheiro por 10 minutos e se recarregar. Pra isso existe a TV (mas não conta pra ninguém)

  12. Daniela
    15 de julho de 2015 at 12:44 — Responder

    Texto perfeito !
    Meu filho tem 2 meses e meio e estou com depressão pos parto . Esta sendo muito dificil vencer este pensamento que não nasci para ser mae.
    Nao me julguem , eu amo , muito mas muito ele !
    A cada manha que vejo seu sorriso meu coração derrete de felicidade e penso : Isso vai passar…

    • Camila
      15 de julho de 2015 at 15:29 — Responder

      Pensamentos obsessivos e negativos são típicos da depressão. Não há julgamento aqui, só acolhimento. De posse dessas duas informações você sabe que: 1) a depressão passa com diagnóstico e acompanhamento profissional; 2) não abra mão de si mesma. cuide-se para que fique bem e seja a melhor mãe para o seu bebê; 3) peça ajuda sempre que precisar para quem estiver ao seu redor; 4) você é a melhor mãe para o seu bebê. Mantra pra colar na geladeira e ler todos os dias; 5) eles são o maior amor do mundo; 6) conte com a gente para apoio virtual. _____0_____ Beijoca

  13. Eliane
    23 de julho de 2015 at 7:39 — Responder

    Texto lindo, simples e sincero! Me identifiquei super!

    Saber que não se está sozinha, quando a maioria dos blogs pregam a maternidade e a vida perfeitas, é maravilhoso!!

    Beijos.

    • Camila
      23 de julho de 2015 at 13:32 — Responder

      Eliane que bom que vc se identificou com o texto. Beijo Camila

  14. Cláudia
    23 de julho de 2015 at 15:23 — Responder

    Que sabedoria essa sua. Escreve tudo que nós precisamos ler!! Tem dias que dá vontade de sair correndo e gritando!!! Mas com certeza outros são melhores!! Bjos!! : )

    • Camila
      23 de julho de 2015 at 23:22 — Responder

      Claudia, obrigada pelo comentário super elogioso. E você está certíssima, alguns dias são lindos e outros você quer jogar debaixo do caminhão, hahahah. Beijo Camila

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Eu não nasci pra ser mãe