Essa não é a primeira vez que falamos de quartos compartilhados entre meninas e meninos. Nosso primeiro post é esse aqui e depois fizemos mais um aqui. Mas o assunto não se esgota e estamos sempre recebendo pedidos de ajuda das nossas leitoras. Achamos que já estava na hora da gente fazer um novo apanhado de referências bacanas pra quem precisa resolver essa matemática. E lembre-se: não é impossível, não vai ficar desajeitado e seus filhos vão até se beneficiar desta relação.
Eu, particularmente, evitaria a batalha do rosa x azul e investiria em um tom neutro para as paredes e itens mais importantes. Acho que eu usaria rosa nos detalhes, como nessa roupa de cama acima, se fosse absolutamente necessário. Adorei o amarelo como referência principal. Amarelo é alegre, está na moda e ninguém fica “aborrecido” com ele.
Imagem: lushome.com
Eu penso que aqui, além da diferença de gêneros, também é uma solução para diferença grande de idades. Uma criança e um bebê podem dividir o espaço sem conflitos. Sobretudo no primeiro ano, quando um bebê não precisa assim de taaaanto espaço. A mistura de vermelho com verde água também é de aquecer o coração.
Imagem: tipjunkie.com
Muita gente pensa em dividir o quarto irmãmente, um pedaço igual pra cada um. Eu acho que irmão que divide quarto, divide a vida, então tudo junto e misturado também é bom. Olha que ideia divertida e colorida prum quarto sem gênero ou tema?
Imagem: Babble
Escolher um tom neutro pra parede e um tom forte dominante também funciona muito bem. Nesse caso, o rosa e azul até poderiam funcionar, se você usasse um rosa claro na parede e um azul turquesa como tom forte. E aí basta usar madeira (que aquece o quarto) ou móveis brancos e investir em detalhes neutros e brinquedos coletivos.
Imagem: tipjunkie.com
Se você não resiste ao binômio rosa e azul, sugiro que você invista em paredes azuis. Sei lá, acho mais difícil um menino aceitar o rosa e a menina pode ser mais desencanada e aceitar um azul bacana né? De qualquer forma invista em detalhes nas duas cores, nesse caso aqui, na roupa de cama e a própria cama.
Imagem: Annette Tatum Kids
Tudo muito inspirador né? Mas e a vida real? Bom… a Claudia Ratwick, colaboradora aqui do site, mora no exterior e seus dois filhos, um casal de quase 3 anos, são gêmeos e dividem o quarto. Ela diz que foi mais fácil, pois eles têm um quarto de brincar, onde fica aquela tranqueira que a gente não sabe onde colocar. Olha que sonho? Veja aqui as fotos que a Claudia compartilhou com a gente do quarto do Jake e da Maddie láaa na Califórnia.
1 Comment
Oi Camila !
Parabéns pela matéria !
Adorei ver as fotos do quarto dos meus netinhos como idéia para outras mamães.