O primeiro trimestre da gravidez

Parabéns, você está grávida!

Quando descobrimos a gravidez, mesmo no início, a maioria de nós já estará na quinta semana.

 

Semanas do primeiro trimestre

O primeiro trimestre vai da 1ª até a 13ª semana de gravidez e é provável que você esteja sofrendo com os primeiros sintomas da gravidez.

 

Os exames

  • O primeiro exame vai ser mesmo o de sangue para confirmar a gravidez. Depois mais uma bateria de exames de sangue será solicitada para avaliar anemia, tipo sanguíneo e fator de Rh, a presença de alguma doença sexualmente transmissível, hepatite, hormônios da tireóide, glicose, sorologia para toxoplasmose, rubéola e citomegalovirus.
  • Análise da urina para verificar a presença de alguma infecção do trato urinário, muito comum pela alteração do pH da vagina.
  • Exame ginecológico e teste Papanicolau para avaliar infecções como a candidíase, inflamações vaginais e o câncer do colo do útero.
  • O primeiro ultrassom deverá ser feito por volta da 10ª semana de gravidez para confirmar a implantação do saco gestacional, calcular a data provável para o parto (DPP), a idade gestacional do feto e avaliar a frequência cardíaca fetal. Prepare-se para chorar aos ouvir os primeiros batimentos de um coraçãozinho.

 

Mudanças no seu corpo

O primeiro trimestre é macado por alterações mais drásticas na parte emocional do que na física. Os seus seios estarão maiores e a cintura e os quadris mais largos ao final desse trimestre. As mudanças no corpo podem variar de mulher para mulher, umas são visíveis mas a grande maioria acontece sem que possamos observar com nossos olhos. Acontecem internamente e são essenciais para que o seu bebê habite nosso útero esses 9 meses de forma confortável e segura.

 

O bebê

Por volta da 4ª semana da gravidez, o embrião está finalmente implantado na parede uterina. Tem início a formação do tubo neural e do sistema cardiovascular que, em pouco tempo, se tornará o cérebro e a coluna do embrião.

Ao longo desse primeiro trimestre da gravidez, o feto crescerá em ritmo acelerado, desenvolvendo os seus principais órgãos (coração, cérebro, fígado, pulmões e rins), corrente sanguínea própria e estruturas internas como ovários e testículos.

Mãos e pés estão completamente definidos. As feições do rosto, os olhos e o nariz estão formados podem ser identificados claramente no ultrassom.

Até o final do primeiro trimestre, o bebê tem cerca de três centímetros de comprimento e pesa quase 30g.

 

Cuidados básicos

  • Não se descuide. Alimente-se bem, tome as suas vitaminas e o suplemento de ácido fólico.
  • Atualize o seu calendário de vacinas, principalmente contra doenças que possam comprometer a formação do feto, como a rubéola e a hepatite B.
  • Suspenda o uso de analgésicos e antitérmicos. Só use remédios recomendados pelo obstetra.
  • Peça ajuda aos médico para cortar o cigarro, o álcool e qualquer outro vício que seja prejudicial a sua saúde e a do seu bebê. Antes tarde do que nunca.
  • Se você é atleta ou pratica esportes de alto impacto, consulte seu médico, é provável que ele peça para você “pegar leve”.

 

Diário da gravidez

Uma amiga fez e eu achei a ideia genial! Ela fez registros com uma lista de perguntas para responder mês a mês. Você pode encomendar um caderno de scrapbook se quiser que fique mais bonitinho. Funciona assim:

Marque na sua agenda um dia no mês para responder o questionário e preencha as respostas sempre nesse dia todos os meses até o final da gravidez. Esse diário também pode abrigar impressões de outros dias, seus medos e felicidades.

Algumas das perguntas que eu sugiro:

______ semana de gravidez 

Desejos estranhos:

Enjoo: (   ) Sim  ______________________  (   ) Não 

Ganho de peso até agora:

Melhor hora do dia:

Pior hora do dia:

Atividade física que está praticando:

Preparada para o parto?:

Como está se sentindo hoje?:

Sua memória está: (   ) Ok!  (   ) Alguns esquecimentos   (   ) O que você perguntou mesmo?

Seu nariz: (   ) Continua igual    (   ) Está do tamanho de uma batata   (   ) Aranhas roxas apareceram nas laterais

O formato da sua barriga:

Chutes:

Contrações:

O quarto do bebê está ______________

Postagem anterior
A criança e o noticiário
vitamina C para crianças
Próxima postagem
Vitamina C, é preciso complementar?

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

O primeiro trimestre da gravidez