Quantas horas seu filho brinca por dia?

Brincadeira é coisa seríssima na infância. Além de toda a diversão e alegria que traz para os pequenos e para o coração dos adultos, o brincar livremente é uma atividade fundamental para a aprendizagem e o desenvolvimento pleno de nossas crianças. “Brincando, a criança aprende a se relacionar com seu próprio corpo, com outras crianças e adultos e com o espaço que a rodeia. Por meio da brincadeira, nossos filhos aprendem vários outros conceitos, como pesos, medidas e proporções, por exemplo. O brincar livre, despretensioso, é essencial para o desenvolvimento pleno desses pequenos cidadãos”, explica o pedagogo e especialista em políticas públicas para a primeira infância, Vital Didonet.

Porém, apesar dos especialistas e pais reconhecerem sua importância, o brincar está em declínio no mundo. Em média as crianças estão brincando menos de uma hora por dia ao ar livre! Tempo menor do que um presidiário tem de banho de sol, gente! Para entender melhor esse cenário e nos ajudar a encontrar uma maneira de solucionar o problema, OMO lançou a pesquisa “Valor do Brincar livre”, entrevistando 12.000 pais ao redor do mundo.

O resultado da pesquisa traz dados curiosos:

  • 96% dos entrevistados concordam que as brincadeiras permitem que as crianças se tornem adultos melhores;
  • 93% dos pais acreditam que, sem oportunidades para brincar, a aprendizagem das crianças pode ser prejudicada;
  • 98% dos pais, acreditam que o brincar livre ajuda as crianças a desenvolverem habilidades importantes.

Portanto, os pais sabem que brincar é fundamental para as crianças e reconhecem a sua importância. Então, se os pais acham importante e, para as crianças, brincar é instintivo, por que elas estão brincando menos? (Segundo a pesquisa, 84% dos pais acreditam que as crianças deveriam brincar mais!)

Bem, no caso do Brasil, entre os motivos mais citados pelos entrevistados estão a falta de tempo dos pais (50%) e a insegurança e a falta de ambientes adequados para brincar (50%). Outras barreiras que afastam os pequenos das brincadeiras é a superproteção e o tempo excessivo que as crianças passam em frente às telas (TV, celular, tablet, vídeo game…). Embora especialistas concordem que há benefícios associados ao uso de tecnologia pelas crianças, o tempo “diante da tela” é uma barreira quando se trata de estimular o livre brincar. Entre os pais brasileiros, 85% admitem que seus filhos muitas vezes não querem brincar sem o uso de tecnologia.

Se você também se identificou com os pais entrevistados e sente falta de mais tempo livre para seu filho brincar, a hora para mudar é agora! Junte-se ao movimento #LivreParaDescobrir. Visite www.SeSujarFazBem.com.br, encontre dicas para “libertar” suas crianças e ideias de atividades baseadas no aprendizado pela brincadeira.

***

Já falei nesse post aqui que o anúncio mexeu comigo e criou uma urgência de aproveitar mais minhas manhãs ao ar livre com meu filho. Tudo o que eu precisei fazer para a mudança acontecer foi acordar 40 minutos mais cedo todos os dias. Essa foto aí em cima é resultado dessa mudança. Como faz bem para eles e como faz bem para gente brincar, sair de casa, respirar e ver o céu! Não sei se consigo mais viver sem.

quantas horas seu filho brinca por dia?

taxa de cesáreas
Postagem anterior
Por que a taxa de cesáreas no Canadá está aumentando tanto?
botão da maternidade
Próxima postagem
6 momentos em que você desejaria desligar o botão da maternidade

Sem Comentários

Envie uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

*

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Voltar
COMPARTILHAR

Quantas horas seu filho brinca por dia?